×
Loading ...

Qual é a função do promotor na transcrição do DNA?

Atualizado em 23 março, 2017

Se você já teve aulas de biologia, provavelmente sabe algo sobre DNA. Essas moléculas contêm a informação necessária para criar cada parte de qualquer organismo biológico, desde uma ameba unicelular até organismos complexos como mamíferos. Entretanto, as células não precisam utilizar toda essa informação de uma vez. Consequentemente, os componentes moleculares chamados de promotores ajudam a iniciar um processo conhecido como transcrição.

Alguns itens em uma sequência de DNA possuem funções mecânicas, ao invés de biológicas (Comstock/Comstock/Getty Images)

DNA

O ácido desoxirribonucleico (DNA) codifica o projeto de um organismo dentro do sequenciamento das vertentes do nucleotídeos que compõem juntos a estrutura de dupla hélice do DNA. Diferentes sequências desses nucleotídeos formam genes discretos, que são as unidades funcionais do código do organismo. Cada célula do corpo contém um conjunto completo de DNA, ao qual ela recorre sempre que precisa construir ou reconstruir partes de si mesma.

Loading...

Transcrição

Células em organismos complexos (como seres humanos) são altamente especializadas: uma célula muscular tem uma função muito diferente e, consequentemente, uma estrutura muito diferente de uma célula nervosa. Isso significa que as células precisam apenas acessar as partes do código do DNA que especificamente lida com a sua determinada função. Além disso, como as células possuem apenas uma cópia do DNA do organismo dos pais, a cópia fica guardada dentro do núcleo. Consequentemente, quando uma célula precisa usar parte do código do DNA, ela faz uma cópia daquele segmento dentro do núcleo para utilizar fora dele. Esse processo é chamado de transcrição.

RNA

O meio que serve como a cópia do código de segmento do DNA é chamado ácido ribonucleico (RNA). Essas moléculas são semelhantes às do DNA, mas a ribose no RNA não possui um átomo de oxigênio que está presente na ribose utilizada pelo DNA. Além disso, o RNA geralmente possui cadeia única. Essas semelhanças permitem que as células usem transcrições para "copiar" a linha de nucleotídeos que compõem o segmento de código que a célula precisa, criando uma cadeia de RNA formada por esses mesmos nucleotídeos. A única diferença, que a célula consegue ajustar, é que o RNA codifica a base de nucleotídeo timina como uracila.

Promotores

Promotores são sequências de DNA cujo propósito não é codificar informações sobre o organismo, mas sim servir como uma espécie de botão "ligar" para iniciar o processo biológico da transcrição para os genes que seguem a sequência de DNA promotora. A enzima RNA polimerase, que torna possível esse processo de transcrição, se liga à sequência promotora e começa a trabalhar pelo segmento de DNA, construindo um RNA que combine com os nucleotídeos de DNA conforme a enzima passa por eles.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...