Conhecimento

Qual é a função do reto?

Escrito por nancy steely | Traduzido por aline ferreira
Qual é a função do reto?

O reto é a extremidade do trato digestivo

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O reto é a extremidade do trato digestivo, que começa na boca e inclui o esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso. Este componente do sistema digestório tem de 15 a 20 centímetros, aproximadamente, e é a porção final do intestino grosso que conduz ao canal do ânus.

Outras pessoas estão lendo

Função

A principal função do reto é atuar como um local temporário de estocagem do bolo fecal, antes que ele seja eliminado do corpo através do ânus. A medida em que a comida que você come passa pelo sistema digestório, ela é digerida e nutrientes são absorvidos no estômago e intestinos delgado e grosso. O bolo fecal, que inclui o suco digestivo, bactérias e fibras, continua a se mover na porção mais baixa do intestino grosso -- o reto. O reto mantém as fezes armazenadas até que você as elimine pelo canal do ânus, através de movimentos intestinais.

Importância

Este componente do sistema digestivo é composto de paredes musculares que são capazes de armazenar bolo fecal. Com esta expansão do reto, os nervos da região mandam sinais para o cérebro de que você necessita ter alguns movimentos intestinais e músculos do canal anal e adjacentes que controlam a defecação. Adultos e crianças maiores são capazes de controlar esses músculos, relaxando-os para eliminar as fezes, ou contraindo-os para evitar a evacuação.

Considerações

O reto e o canal anal contêm um grande número de veias que, quando inchadas e inflamadas, são chamas de hemorroidas. Mais de 50% da população americana sofrerá deste problema por volta dos 50 anos. As hemorroidas podem ser doloridas, podendo também coçar e sangrar. Forçar a evacuação excessivamente, diarreia e prisão de ventre podem causar hemorroidas. O sangramento retal repentino não deve ser ignorado, já que pode ser a indicação de uma condição mais séria, o que inclui câncer no reto.

Advertência

O câncer retal afeta mais de 40 mil pessoas, e o câncer de colo intestinal atinge mais de 100 mil indivíduos nos Estados Unidos -- principalmente aqueles com mais de 50 anos. Os sintomas das doenças frequentemente não são notados, tornando o câncer de colo intestinal a segunda causa de morte por câncer. Estes sintomas incluem sangue nas fezes, dores abdominais, prisão de ventre ou diarreia. Converse com seu médico, se você está sentindo qualquer um destes sintomas e, se tem mais de cinquenta anos, certifique-se de está sendo examinado regularmente para o câncer colo-retal.

Prevenção/solução

Você pode ajudar a prevenir a ocorrência de hemorroidas e do câncer colo-retal pela ingestão de alimentos saudáveis. Beba muita água -- oito copos por dia -- para auxiliar a comida e os resíduos a percorrer seu corpo e ajudar na absorção dos nutrientes. Coma frutas e vegetais frescos e grãos em geral, o que fornece os nutrientes necessários para manter a saúde dos tecidos do corpo, além de proporcionar uma boa fonte de fibras. As fibras capturam as toxinas e auxiliam a movimentar os resíduos pelos intestinos, evitando a prisão de ventre, assim como a diarreia. Se você tem mais de 50 anos ou histórico de câncer na família, faça exames regulares para o câncer retal e de colo intestinal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media