A função dos símbolos em uma sociedade

Escrito por brooke bowers | Traduzido por nara pinilla
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A função dos símbolos em uma sociedade
Os símbolos permitem que os membros de uma sociedade se comuniquem e interajam sem problemas (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

Os símbolos são usados para relacionar um objeto tangível com um conceito intangível. Essas imagens e gestos são uma parte importante da cultura. Cada sociedade tem um conjunto próprio de símbolos, embora alguns possam ter o mesmo significado em lugares diferentes. Utilizando o conjunto de símbolos de cada cultura é possível analisar os membros.

Outras pessoas estão lendo

Relacionamentos

Os símbolos definem como membros de uma cultura se identificam e se relacionam entre si. Muitas pessoas sabem que quando alguém que você acabou de conhecer estende a mão, você deve agitá-la como um gesto de saudação. No entanto, membros de algumas culturas podem se confundir com o que fazer nessa situação. Na cultura americana, levantar o polegar é um símbolo de que você compreende e aprova uma ação. Em outra cultura, é um gesto muito ofensivo. Os símbolos permitem que os membros de uma cultura interajam uns com os outros sem problemas e sem involuntariamente causar qualquer ofensa.

Comunicação

A linguagem é ela mesma um símbolo. Ela permite que os membros de uma cultura se comuniquem uns com os outros sem problemas, tanto na sua forma escrita, quanto na oral. A linguagem de cada cultura varia um pouco, mesmo que seus membros estejam tecnicamente falando a mesma língua. Por exemplo, o inglês americano varia ligeiramente do inglês britânico, apesar de ambos terem origem na mesma cultura. Uma palavra pode significar duas ou mais coisas diferentes, dependendo do país em que ela é falada. A linguagem também permite que os membros de uma cultura se reconheçam e identifiquem alguém que não pertence a esta.

Significado

Os símbolos dão sentido aos objetos, de modo que os membros de uma cultura podem identificar uns aos outros. Por exemplo, muitas culturas associam um jaleco branco a profissionais de saúde. Eles também ajudam as culturas a formar estereótipos sobre outros indivíduos ou grupos. Na cultura americana, os motociclistas podem ser identificados pelas tatuagens extensas e vestuário em couro. Os símbolos podem funcionar como uma espécie de comunicação não verbalizada para os membros, permitindo que se reconheçam e encontrem mais facilmente um grupo com interesses em comum com base em gostos pessoais ou profissão.

A ausência de símbolos

Os seres humanos seriam, basicamente, menos organizados em grupos sem os conjuntos de símbolos que são associados a cada cultura. Em uma sociedade sem símbolos, membros de várias culturas não saberiam como interagir corretamente uns com os outros. Nada poderia ser feito, pois a comunicação não seria possível sem a linguagem, seja esta escrita ou oral. Seria difícil para as pessoas encontrarem grupos de interesse sem símbolos para mostrar um gosto em comum. Um significado é frequentemente expresso por um símbolo, por isso pode haver conflitos entre as pessoas que interpretem mal uma tentativa de comunicação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível