×
Loading ...

Qual a função do upstream e downstream em uma conexão

Atualizado em 20 julho, 2017

As redes de computadores modernas são formadas por informações que fluem a partir e para o usuário final. Upstream e downstream são termos usados para descrever as formas como as informações se movimentam. No entanto, ambos referem-se à mesma conexão física, porém, mesmo que usem a mesma conexão, eles normalmente operam em velocidades diferentes; de maneira geral, a taxa de downstream é maior que a taxa de upstream, devido ao fato de que mais pessoas navegam na internet do que enviam informações.

Upstream e downstream são termos que se referem a conexões de internet (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

História

As primeiras versões dos cabos Ethernet eram mais parecidas com cabos modernos de televisão do que equipamentos de rede de computadores. O design inicial tinha um único fio de cobre isolado que transmitia os dados eletronicamente, mas somente de uma forma por vez. Esse método de transmissão é conhecido hoje como "semi-duplex". Com o passar do tempo e surgimento de cabos mais complexos, as transmissões duplex completas (full-duplex) foram criadas junto com os cabos Ethernet 100BASE-TX, em 1995. As transmissões full-duplex permitiam que os computadores tanto recebessem quanto enviassem dados simultaneamente, o que foi um grande avanço. Atualmente, nós operamos sobre cabos Ethernet 1000BASE-T e mídias sem fio, mas os conceitos básicos das redes computacionais mantêm-se praticamente os mesmos.

Loading...
No início, a tecnologia Ethernet parecia muito com um cabo coaxial (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Orientação

Para cima (up) e para baixo (down) são conceitos difíceis em um ambiente que não seja baseado em localização física. A maneira mais fácil de não esquecer qual forma é para cima e qual é para baixo é lembrar que o usuário final sempre "baixa", fazendo downstream. Enquanto você lê esse artigo, seu computador está recebendo e baixando essa página para o seu PC; se estivesse enviando uma foto de perfil para um site, estaria fazendo um upstream. Até mesmo as atividades como enviar um e-mail pode conter aspectos tanto de upstream quanto downstream, já que para carregar uma lista de contatos o usuário pode precisar baixá-la de um servidor, ou seja, fazer downstream.

Os roteadores fazem upstream do PC em sua casa e downstream dos provedores de internet (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Velocidade

As velocidades de conexão são medidas normalmente pela quantidade de dados que podem movimentar-se por segundo de um ponto a outro. Se alguém observar as velocidades de conexão anunciadas pelos provedores de internet, a taxa de downstream será normalmente destacada. Como a maioria dos usuários não faz muitos uploads, as taxas de download normalmente são muito mais altas que as de upstream. Os aplicativos como vídeos e jogos distribuídos digitalmente via stream fazem o download de muitos dados, mas são leves em relação ao upload.

Termos

Upstream e downstream referem-se às direções em que os dados viajam, enquanto upload e download são as ações que geram essa movimentação de dados. Os usuários finais são aqueles que estão na extremidade final da conexão -- pessoas comuns utilizando seus computadores, videogames e outros dispositivos conectados à internet. Um servidor, por sua vez, é um computador que está na extremidade inicial da conexão, já que sua função primária é fornecer dados para que outros computadores façam downstream a partir dele.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...