Qual a função dos vasos sanguíneos que percorrem a superfície do coração?

Escrito por heather wilson | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a função dos vasos sanguíneos que percorrem a superfície do coração?
O coração é vital para a existência do ser humano (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

O coração é um órgão em forma de pera de cabeça para baixo, que é essencial à vida, batendo sem parar cerca de 100.000 vezes por dia. Os vasos sanguíneos do coração são tão vitais para o corpo quanto o coração, já que os vasos sanguíneos e ele trabalham juntos para fornecer oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e eliminando resíduos como o dióxido de carbono. A aterosclerose pode danificar o coração e causar a morte por ataque cardíaco, então o exercício é importante para proteger os vasos sanguíneos e o coração.

Outras pessoas estão lendo

Significância

O coração é um órgão muscular do tamanho de um punho que tem duas bombas interligadas mas separados que fornecem sangue para os pulmões e sistema circulatório, respectivamente. O coração, os pulmões e a circulação sistêmica formam um sistema fechado que bombeia o sangue pelos vasos sanguíneos e tecidos. Os nutrientes e hormônios são transportados pelo coração e pulmões, que também removem os resíduos metabólicos e ajudam a manter o pH e a temperatura corporal constantes.

Função

A função das artérias é transportar o sangue bombeado pelo coração. As artérias coronárias estão localizadas na superfície do coração, no início da aorta. Pequenos ramos das artérias, chamados arteríolas, regulam o fluxo sanguíneo para os capilares de acordo com as necessidades dos tecidos dos órgãos. Os capilares trocam oxigênio, nutrientes, hormônios e fluidos com os tecidos. A função do sistema venoso é o retorno do sangue ao coração. Vênulas recolhem sangue dos capilares e convergem o sangue nas veias.

Tipos

A circulação tem dois componentes distintos: os sistemas arteriais e venosos. O sangue pobre em oxigênio retorna ao coração através das veias cavas superior e inferior, as maiores veias do corpo, e, em seguida, flui para dentro do átrio direito. A partir daí, passa para o ventrículo direito e através das artérias pulmonares para dentro dos pulmões, onde o sangue realiza trocas gasosas com os capilares e se torna rico em oxigênio. Este sangue passa através das veias pulmonares e entra no átrio esquerdo, sendo bombeado para dentro do ventrículo esquerdo. A partir daí, o sangue oxigenado é bombeado para o resto do corpo através da aorta.

Efeitos

O exercício exige uma demanda maior de oxigênio, exercitando o músculo cardíaco. As artérias coronárias direita e esquerda dilatam durante o exercício. As arteríolas e as artérias coronárias comprovadamente aumentam em tamanho como uma adaptação crônica ao exercício. O exercício prolongado também tem sido revelado como causador de aumento da densidade dos capilares, permitindo assim uma maior absorção de oxigênio no músculo.

Aviso

A doença arterial coronariana é a principal causa de morte nos Estados Unidos e tem se tornado cada vez mais um problema de saúde mundial. A aterosclerose, uma doença intimamente associada com doenças cardíaca, faz com que o revestimento das paredes arteriais se endureçam e se tornem menos elásticas. Acúmulos de gordura e plaquetas estreitam as paredes arteriais, o que corta o fluxo sanguíneo para o coração, causando a morte do tecido cardíaco e possivelmente desencadeando um ataque cardíaco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível