Como funciona um amolador de tesouras?

Escrito por contributing writer | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um amolador de tesouras?
Para ser mais eficiente, a tesoura deve estar sempre afiada (scissors image by Holtea Silviu from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Necessidade de um amolador

Uma tesoura cega pode ser decepcionante. Seu uso, seu custo e o tempo que demora para ficar cega o ajudarão a decidir se você precisa comprar um amolador ou enviar suas tesouras para afiar em outro lugar.

Como funciona um amolador de tesouras?
Analise o uso, o custo e o tempo que a tesoura demora para ficar cega (Scissors image by G Russell from Fotolia.com)

Pedras simples de amolar

Amoladores de tesoura são constituídos por pelo menos duas partes básicas: um material duro para afiar, como uma pedra natural ou artificial ou afiador pré-fabricado, e um invólucro que impede a pedra de feri-los enquanto ele é utilizado. Um amolador simples pode ser composto de uma pedra plana de cerâmica em um saco de proteção, utilizado para pequenas tesouras artesanais. Pedras de afiar são utilizadas em todos os tipos de lâminas, incluindo facas. Pedras também podem ser incorporadas em tornos planos ou de bancada.

Essas pedras podem ser chamadas pedras de óleo ou de água, de acordo com sua lubrificação durante o processo. A lubrificação a mantém lisa enquanto você está criando uma poeira fina de metal com seu tesoura.

Elas estão disponíveis em várias classificações, com afiação determinada pelo grau de finura por centímetro quadrado. As ásperas são utilizadas para remover irregularidades da lâmina da tesoura, e as finas, para afiar lâminas cegas sem irregularidades. As ásperas pedras de óleo são naturais e foram minadas por séculos em uma área específica da Europa, entre a França e Bélgica e são chamadas de cortículos.

Uma pedra de óleo natural extraído no Centro-Oeste dos EUA é composta principalmente de sílica e é chamada novaculite. Ela é mais fina que o cortículo europeu. As pedras de água, provenientes sobretudo do Japão, são feitas de elementos diferentes, tais como depósitos de argila, e, geralmente são mais finas que as de óleo.

Como funciona um amolador de tesouras?
Há diversos tipos de pedra de amolar (stone rows on pebble beach focus on the nearest stone image by Vedmochka from Fotolia.com)

Amoladores sintéticos

Uma versão mais barata e modificada pode ser um simples instrumento de afiar fixado em uma caixa de plástico portátil.

Patentes têm sido desenvolvidas para operações específicas, tais como no campo da medicina, onde os amoladores podem ter requisitos específicos. Por exemplo, para uma tesoura de mão de um médico, o amolador pode ter recortes especiais para o indicador e o polegar, ou ângulos específicos para afiação da lâmina, para ficar a mais precisa possível. Geralmente, a tesoura tem lâminas em ângulos entre 75 e 80 graus.

Afiadores elétricos têm rodas naturais ou artificiais que giram em uma caixa de proteção, onde a tesoura é inserida para ser amolada.

Um amolador de pedra rotatória também pode ser instalado em uma máquina de fiação, criada especialmente para a afiação de tesouras e outras lâminas que são colocadas manualmente contra a pedra giratória para serem apontadas. Estas máquinas muito caras são usadas ​​por amoladores profissionais e artesãos.

O amolador mecânico pode ser feito de um metal sintético, duro como carboneto de tungstênio, que é extremamente difícil de quebrar. Essa substância é criada a temperaturas extremamente altas por um processo químico em que se funde metal de tungstênio com átomos de carbono. O carboneto é muito forte, uma vez que pode ser aquecido a várias centenas de graus e é resistente também ao desgaste ácido.

Um amolador artificial pode também ser feito de cerâmica, ou de compostos metálicos, tais como óxido de alumínio ou carboneto de silício, o que pode ter algumas semelhanças com o diamante na sua composição.

Alguns amoladores artificiais têm pequenos diamantes embutidos na superfície, para mantê-lo duro e afiado.

Hastes amoladoras também são revestidas com o mesmo material das pedras planas, mas, geralmente, não são lubrificadas com o pó que cai no chão. Elas são inclinadas em um ângulo específico para fazer afiação de lâminas de maneira fácil e repetitiva.

Custo dos amoladores

Um amolador simples e portátil é muito barato. Um modelo elétrico pode chegar a R$ 200, um modelo mais profissional três vezes mais. Um profissional, com torno pode custar milhares de reais, pois tem outros acessórios específicos, tais como as superfícies revestidas de partículas de diamante.

Pedras de afiar podem ter baixo custo, de acordo com o grau e beleza da pedra. Pedras maiores, com superfícies de madeira mais elaboradas e unidades de armazenamento farão aumentar o preço.

O perigo dos amoladores

A poeira do carboneto pode criar problemas pulmonares quando o usuário está exposto a ela ao longo do tempo, por isso é importante utilizar uma máscara se for afiar muitas tesouras, ou se estiver utilizando um torno com essa substância.

Ao afiar uma tesoura à mão com uma pedra, coloque o cabo da tesoura contra a mesa com as lâminas para cima com a ponta da tesoura longe de seu corpo. Afie a tesoura contra uma pedra ou amolador em um ângulo, colocando a pedra longe de você contra o ângulo do corte. Cuidado com os dedos, a lâmina é muito afiada. Não amole o interior da lâmina, pois isso prejudica a sua capacidade de corte. Uma exceção é para uma tesoura oca, que precisa de uma ferramenta específica para amolá-la.

Análise de custo / benefício

Enviar uma bela tesoura para afiar pode custar uma pequena quantia, porém é uma boa idéia porque é muito mais barato do que comprar uma nova.

Alguns amoladores querendo economizar e com o o espírito do "faça você mesmo" relataram terem utilizado o amolador de facas no abridor elétrico de lata, ou até lã de aço ou lixa para afiar as tesouras. Porém, se a lã de aço arranhar o interior do corte, pode não funcionar corretamente. Calcule o custo de comprar uma tesoura nova e o de comprar um afiador de confiança, para determinar qual método será o melhor para você. Blogs de consultoria sobre o produto podem auxiliar o comprador na compra de um amolador novo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível