Mais
×

Como funciona um anemômetro?

Atualizado em 17 abril, 2017
Anemômetro

Anemômetro

Um anemômetro é um instrumento usado para medir a velocidade e direção do vento. Existem três tipos principais, variando de básico a complexo. O anemômetro de copo giratório mede apenas a velocidade do vento. Este modelo é o tipo mais comum e básico. Ele inclui de 3 a 4 copos montados em um pole vertical. Os copos capturam o vento e giram a estaca. Cada vez que ele completa uma rotação, a velocidade do vento é medida pelo número de RPM. O número de rotações é gravado durante o tempo e determina-se uma média.

Anemômetro de copo

Anemômetro de hélice

O anemômetro de hélice é outro instrumento básico, composto por um cabo com uma cauda de barbatana e um propulsor montado em uma estaca vertical. O vento gira o anemômetro na direção da força, permitindo que seja feita a medição do vento em RPM.

Anemômetro de hélice (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Anemômetro ultrassônico

O anemômetro ultrassônico é um instrumento mais complexo. Este utiliza ondas ultrassônicas para medir a direção e a velocidade do vento. Dois pares de dispositivos de ultrassom que recebem e enviam ondas sonoras ficam de frente um para o outro, a uma distância de 5 a 20 centímetros de distância. Eles enviam ondas sonoras para frente e para trás, medindo a rapidez que o vento viaja entre eles, assim como sua direção. Os anemômetros ultrassônicos podem fazer leituras bastante precisas.

Anemômetro ultrassônico
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article