Saúde

Como funciona uma bolsa de colostomia?

Escrito por chris sherwood | Traduzido por débora faggioni

Outras pessoas estão lendo

Como funciona uma bolsa de colostomia?

A bolsa de colostomia facilita a vida do paciente que se submeteu a uma cirurgia de cólon

bikudo.com

Introdução

Segundo o Centro de Controle de Doenças, o câncer colorretal é um dos tipos de câncer mais frequentes nos Estados Unidos. Cerca de 100 mil pessoas são diagnosticadas com essa doença a cada ano e aproximadamente o mesmo número de pessoas falece. Quando se suspeita de câncer de cólon ou do reto, um dos primeiros procedimentos a se tomar é a colonoscopia, que permite ao médico investigar se há tumores ou nódulos suspeitos no cólon. Caso se encontre alguns, recomenda-se a realização de uma colostomia. Após a operação, uma bolsa pode ser inserida, a chamada de bolsa de colostomia.

Colostomia

A colostomia é uma cirurgia que fixa parte do cólon à parede abdominal. Quando parte do cólon é removida ou se uma parte do cólon ficar temporariamente comprometida por causa de uma cirurgia, uma colostomia assegura que as excreções sejam removidas do organismo. Isso é feito através de uma inserção cirúrgica, que desvia o trânsito fecal do cólon para um orifício chamado de estoma, na parede abdominal.

Estoma

O estoma é um orifício cirúrgico feito na parede abdominal. O cólon é cirurgicamente desviado para o estoma, para permitir que as fezes saiam do corpo através do abdômen. O estoma permite que isso ocorra sem causar infecção do corpo pelo contato com as fezes. No entanto, a infecção pode ainda ocorrer. Ao saírem do corpo, as fezes são coletadas por uma bolsa de colostomia.

Bolsa de colostomia

A bolsa de colostomia (também conhecida como bolsa de ostomia, já que é usada para qualquer procedimento de ostomia) funciona coletando e armazenando as fezes, até que possa ser removida ou reposta. A bolsa de colostomia permite às pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia no cólon viver uma vida seminormal. A bolsa é como um saco e pode ser escondida sob a roupa. Quando ela encher, deve ser esvaziada e substituída.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media