×
Loading ...

Como funciona uma chaminé?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todas as chaminés trabalham no mesmo princípio, chamado de corrente ascendente. Algumas são tão pequenas quanto um tubo de 5 cm e outras são tão grandes que até mesmo o Papai Noel e suas renas poderão facilmente passar por elas. Apesar do tamanho, todos elas funcionam da mesma maneira, desde que em certas condições.

A corrente ascendente

A corrente ascendente é praticamente um termo auto-descritivo. É um fluxo de ar que sobe de baixo para cima, criado pela diferença de pressão. Esta diferença de pressão é criada através do interior da chaminé, sendo vedada em relação ao ar exterior. Como a chaminé é vertical, o ar é forçado passar através dela. Contanto, claro, que o ar tenha um lugar para entrar e sair. O fator chave é que a chaminé deverá estar selado do lado de fora ao longo da ascensão. Se houver quebras ao longo da torre da chaminé, o ar exterior vai entrar e a umidade não será tão forte. Sem essa corrente ascendente, uma chaminé não vai funcionar. De fato, em uma chaminé construída adequadamente, você poderá sentir a passagem do ar através da sua abertura.

Loading...

Tamanho e altura fazem a diferença

Chaminés devem ser dimensionadas de acordo com o exterior. Chaminés regulares deverão ser dimensionadas de modo que o volume de ar que é necessário para a combustão do material seja transportado rapidamente para o exterior. Quanto maior for a chaminé, mais rápido será feito o transporte dos gases, puxando o ar para seu interior. O tamanho da chaminé interfere na resistência ao fluxo de ar. Uma chaminé entupida ou uma que não esteja limpa na parte interna poderá criar pequenas perturbações e impedirá o fluxo de ar.

Passado a linha do telhado

Todas as chaminés deverão estender uma certa distância acima do teto de uma casa ou edifício. Se isso não ocorrer, um vento fará com que a chaminé de corrente descendente crie um fluxo reverso do gás de exaustão. Isto poderá ser visto quando uma lareira ou um fogão a lenha soprar fumaça na frente da abertura. Se a chaminé estiver construída adequadamente, e você perceber uma pequena corrente descendente, pode ser que ela esteja entupida. Esta é também uma boa indicação de que é hora de limpar a chaminé, pois o creosoto poderá estar se acumulando lá dentro, impedindo o fluxo de ar.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...