×
Loading ...

Como funciona um compactador de lixo doméstico

Atualizado em 21 novembro, 2016
Os compactadores fazem com que o lixo ocupe menos espaço em aterros (Hulton Archive/Hulton Archive/Getty Images)

Compactadores de lixo

Os compactadores são dispositivos que empurram o lixo, transformando-o em blocos compactos apertados, pressionando o máximo de ar possível. Isso garante que o lixo ocupe menos espaço em aterros. Abafadores de ruído são colocados em modelos atuais, de modo que não sejam perceptíveis em casa quando estiverem funcionando, pois o som é reduzido ao mínimo.

Loading...

Componentes

O compactador é constituído pelo dispositivo de redução de som, um motor, uma placa de metal de prensagem e um recipiente. O recipiente é retirado para descarte do lixo. Sacos feitos para compactadores são capazes de aguentar a pressão e o estiramento. A placa de prensagem tem a capacidade de exercer de 900 a 2000 kg de pressão quando os itens estão sendo esmagados.

Funcionamento

A placa no interior do sistema é conectada ao motor, assim, quando a máquina é ligada, o motor gira a prensa que empurra a placa de compactação em direção à parte inferior do compactador. Ele continuará a empurrar, até uma certa quantidade de resistência ser registrada, o que sinaliza que o lixo não pode ser mais pressionado. O resultado será um pequeno quadrado prensado.

Modelos modernos

Os modelos mais recentes de compactadores ainda vêm com um sistema de filtragem. Isso é usado para diminuir o odor na área da cozinha, especialmente quando a máquina estiver compactando. Esses filtros normalmente utilizam carvão. Alguns modelos vêm com controles elétricos que ajudam o compactador a operar de forma mais eficiente. O sistema anti-obstrução e o bloqueio de funcionamento são dois deles. O primeiro ajuda a manter o sistema livre de entupimentos e o bloqueio permite a segurança dos indivíduos ao abrirem a máquina em funcionamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...