on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como funciona a comporta de vedação do vaso sanitário?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Abra a tampa de qualquer caixa acoplada de vaso sanitário e você verá diversas partes responsáveis pelo seu funcionamento. Uma delas é a comporta de vedação, que existe em vários modelos para atender diferentes designs de vasos sanitários. Cada modelo satisfaz a mesma finalidade básica: permitir que a água flua para dentro e para fora da caixa acoplada. Um pouco de primer no funcionamento da comporta pode ajudar o proprietário na manutenção e substituição desta parte essencial, se necessário.

A comporta de vedação permite que a água entre e saia da caixa acoplada do vaso sanitário (toy toilet image by Wayne Abraham from Fotolia.com)

Localização

A comporta de vedação geral tem o formato de disco e é feita de borracha. Ela está localizada na parte inferior da caixa acoplada ao vaso sanitário, submersa na água e ligada à base do tubo de descarga por algumas dobradiças. Ao levantar a comporta é possível ver um buraco do mesmo tamanho dela. É por esse buraco que a água sai sempre que a descarga é ativada.

Loading...

Como ela funciona

O funcionamento de um vaso sanitário requer um cuidado com a sincronização de suas partes. Quando a descarga é ativada, uma corrente puxa a comporta de vedação para cima e libera o orifício de drenagem na parte inferior da caixa. Ao permitir que a água seja drenada, a comporta retoma sua posição anterior, fechando o buraco de drenagem. Enquanto a boia desce com o nível da água no interior da caixa, ela ativa uma válvula de enchimento, que, por sua vez, começa a substituir a água no seu interior. A boia sobe com a água que entra e, quando atinge um determinado nível, aciona a válvula para o preenchimento da caixa.

Desgaste da comporta de vedação

Produtos químicos que flutuam na água no interior da caixa podem fazer com que a comporta seja deteriorada ao longo do tempo. Ela pode, então, deixar de formar uma vedação eficaz no orifício de drenagem, fazendo com que a água continue a vazar continuamente. As comportas de vedação devem ser verificadas anualmente para garantir que estão em bom funcionamento. Uma peça com um encaixe ruim pode desperdiçar até 800 litros de água por dia, de acordo com o site ToiletFlapper.org.

Substituição

Uma comporta de vedação para substituir a antiga pode ser adquirida em uma ferragem local ou um varejista on-line. O procedimento para remoção e instalação de uma peça nova implica primeiramente em desligar o abastecimento de água do banheiro e, em seguida, acionar a descarga do vaso para drenar a água da caixa. A comporta está presa ao tubo de descarga e separada da corrente de elevação. Uma vez que a peça de substituição está instalada, seguindo-se a sequência inversa do processo de remoção, a corrente da comporta é ajustada para evitar que se limite durante seu funcionamento. Uma corrente muito curta não vai permitir que a comporta sele totalmente o furo de drenagem, e uma muito longa pode se enroscar na peça, o que também impediria uma vedação eficaz.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...