Como funciona o compressor de ar-condicionado de carros

Escrito por benjamin aries Google | Traduzido por seiji shibukawa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o compressor de ar-condicionado de carros
O sistema de ar-condicionado de seu carro ajuda a manter uma temperatura agradável dentro de seu veículo em dias mais quentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Função do compressor

Sistemas de ar condicionado de veículos dependem de diversas partes interconectadas, sendo o compressor apenas uma delas. Todas as partes desse sistema, dos condensadores aos evaporadores, são importantes. Entretanto, a única parte que é absolutamente crítica em seu funcionamento é o compressor.

O compressor se encontra no núcleo da unidade de condicionamento de ar e é responsável por mover os gases refrigeradores por todo o sistema. Para que o sistema funcione, um lado deve estar a uma alta pressão, enquanto o lado oposto deve estar a uma pressão mais baixa. Essa diferença de pressão é a chave para o sistema de resfriamento. O compressor é montado entre esses dois lados, mantendo a diferença de pressão e a circulação dos gases refrigeradores.

Bomba de compressão

Para mover os gases refrigeradores entre os dois lados do sistema de ar condicionado e ainda manter a diferença de pressão, o compressor deve ser capaz de gerar uma forte sucção. Para isso, é necessário uma bomba que realize o trabalho. Dentro da bomba do compressor, um rotor gira a uma alta velocidade. Similar ao funcionamento de uma turbina, ele puxa os gases pela entrada de ar e empurra-os para o outro lado.

O rotor dentro do compressor é conectado ao motor do carro por uma correia. Essa conexão direta elimina a necessidade de outro motor para essa finalidade. Ela permite que o ar-condicionado funcione enquanto o motor estiver ligado, mas não quando for desligado.

O efeito da pressão

Com o rotor do compressor girando e gerando sucção, o gás refrigerador é puxado pelo lado de baixa pressão do sistema de ar condicionado. O compressor, então, força esse gás para uma área menor, no lado oposto. Forçá-lo para uma área mais apertada aumenta sua pressão, o que também faz com que sua temperatura aumente. A temperatura elevada desse lado puxa o calor de outras áreas, incluindo o compartimento do passageiro.

O compressor bombeia continuamente, em ciclos. Contanto que o ciclo continue, o calor será constantemente puxado da área do passageiro, de menor pressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível