Mais
×

Como funciona um ar condicionado do tipo chiller

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ar condicionado é um sistema de controle ambiental que resfria a atmosfera no interior ou proximidades de uma determinada área. Embora o ar condicionado possa tecnicamente referir-se ao aquecimento do ambiente, a expressão é geralmente usada em referência ao resfriamento de uma sala, de um edifício ou de um veículo a motor. O ar condicionado tem sido usado desde a época romana, mas o sistema moderno começou no início do século 20.

O chiller do ar condicionado extrai calor do fluido refrigerante, o que permite que ele seja recomprimido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O sistema de ar condicionado

O ar-condicionado controla o calor e a umidade e dispersa o ar frio, de modo que o ambiente controlado adquira uma temperatura agradável. Esse equipamento literalmente puxa o calor do ar ambiente, passando-a através de um trocador de calor. O trocador é preenchido com o líquido comprimido, e o líquido requer energia do calor para expandir para um gás. Portanto, como o ar ambiente passa por cima do trocador, ele tem o calor retirado pelo líquido refrigerante em expansão. O ar resfriado é então bombeado de volta para o ambiente.

Função do chiller

O chiller fica localizado longe do ambiente controlado. Ele recebe o refrigerante aquecido e vaporizado do trocador de calor, recompacta-o e o resfria antes de enviá-lo de volta. Esse tipo de máquina pode ser entendida como um dispositivo que funciona exatamente no sentido inverso do trocador de calor. Ele comprime o refrigerante, em um processo que emite quantidades elevadas de calor. Por esta razão, os chillers são frequentemente resfriados por um outro dispositivo chamado de evaporador, que é utilizado para retirar o calor criado pela recompressão do refrigerante. Quando o ar-condicionado está em funcionamento, um resfriador emite elevadas quantidades de ar quente, que é o calor que foi removido do interior da casa.

A importância do chiller

Um chiller é uma parte do sistema de condicionamento de ar, que leva o calor do refrigerante através de um processo chamado de compressão de vapor. Ele pode ser instalado em um ar condicionado portátil ou um condicionador de ar central e se parece com um pequeno radiador de cobre. Dependendo da dimensão do sistema, eles podem ser muito maiores, e, nesse caso, são resfriados com uma água que passa através de um sistema de arrefecimento separado. Chillers industriais que operam em usinas ou fábricas podem exigir torres de resfriamento. O chiller é composto por três componentes principais: o condensador, o evaporador e o compressor.

Como funciona o chiller

O condensador e evaporador do chiller são alimentados pelo compressor. Ele recebe o refrigerante aquecido pelo calor da casa. O refrigerante é, em seguida, transportado através do evaporador e do condensador, onde é resfriado e comprimido de volta para um estado líquido. À medida que o refrigerante se condensa, ele emite calor, que é empurrado de volta para a atmosfera exterior. Como resultado, o refrigerante torna-se mais uma vez liquefeito, completando assim o ciclo. O refrigerante então flui de volta para a casa, pronto para retirar mais energia do calor.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article