Como funciona o desembaçador do carro?

Escrito por derek odom | Traduzido por lucas moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o desembaçador do carro?
A umidade está por toda parte, o problema é quando ela embaça a janela do seu carro (wet car image by Jim Mills from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Condensação

Quando a temperatura dentro de um objeto está mais alta do que o lado de fora, as moléculas de água podem passar por um processo chamado condensação. A umidade está por toda parte, até mesmo em um carro parado. Por causa das partes de dentro, como o carpete, os assentos, e o estofamento de tecido ou vinil, a superficie externa do carro, feita de metal, fica bem mais fria que o interior, especialmente em dias frios ou chuvosos. Os desembaçadores existem para combater esse fenômeno, para que os motoristas possam olhar para fora de suas janelas e dirigir com segurança.

Como funciona o desembaçador do carro?
A umidade forma gotas de água que embaçam os vidros do carro, dificultando a visão para dirigir (raindrops on car window image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Dsembaçador de ar

Na maioria dos veículos que existem hoje, o desembaçador frontal consiste de saídas de ar e utiliza o mesmo motor e ventiladores que os sistemas de aquecimento e ar condicionado para soprar o ar. Essas saídas de ar se encontram logo abaixo do pára-brisas, viradas para cima, para o teto do carro. Quando o arrefecedor (dispositivos que esfria o motor) do veículo atinge sua temperatura e o termostato se abre, a água quente começa a circular no centro do aquecedor. O ventilador então direciona esse ar quente pelas saídas do desembaçador (controladas pelo painel do aquecedor / AC) e aumenta a temperatura das janelas, removendo a condensação que ali se formou. A óbvia desvantagem é que o motor do veículo precisa estar aquecido para que o sistema realmente funcione bem, mas o ar saindo da ventilação estará sempre mais quente que o pára-brisas, então isso irá sempre funcionar de algum modo.

Como funciona o desembaçador do carro?
As saídas de ar se encontram abaixo do para brisas e o desembaçador é ativado pelo mesmo painel do ar condicionado (Klimaanlage pkw image by crossgolfing from Fotolia.com)

Desembaçador elétrico

A janela de trás da maioria dos automóveis tem finas linhas pasando por elas. Essas são na verdade fios elétricos, que se aquecem quando uma corrente passa através deles. Dessa maneira, o aquecimento é usado para remover a condensação do lado de dentro da janela, mas também pode funcionar do lado de fora. O aquecimento dos fios é bem baixo se comparado a, por exemplo, um isqueiro, então não há perigo de se queimar ao tocar nos fios enquanto a eletricidade está ligada. Eles juntam a quantidade certa de calor para combater a umidade que se forma na janela. Esses geralmente são conectados passando pelo teto do carro. Novos modelos de automóveis estão começando a vir com com aquecedores no pára-brisas frontal também, o que dispensaria a necessidade de esperar o veículo se aquecer antes de ligar o desembaçador.

Como funciona o desembaçador do carro?
Na traseira dos carros há nas janelas que são os desembaçadores elétricos, que ligados vão desembaçando ao redor desses até "limpar" todo o vidro. (Sport car isolated on white image by Olaru Radian from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível