on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como funciona a dessalinização por evaporação?

Atualizado em 23 março, 2017

A dessalinização é o processo de remover o sal da água, criando água doce potável. Considerando-se que a maior parte da Terra está coberta por água salgada, a capacidade de dessalinizar água eficientemente pode ser uma forma eficaz e ambientalmente segura de lidar com faltas de água potável no futuro. O processo pode ser realizado de muitas formas, incluindo congelamento e osmose, mas a forma mais básica de dessalinizar a água é através da evaporação.

A dessalinização envolve a remoção de sal da água (blue image by Tijara Images from Fotolia.com)

Solubilidade

Um solvente é uma substância capaz de dissolver outra. A substância dissolvida em um solvente é chamada de soluto. A mistura resultante é uma solução. O sal, um soluto nesse caso, é bastante solúvel em água, o solvente. De acordo com um site de química, o solubility of things, isso significa que o sal se dissolve facilmente na água, criando uma solução. Nós chamamos essa solução de água salgada. Não é possível separar os elementos de uma solução sem usar processos especiais.

Loading...

Vapor de água

A evaporação é o processo que descreve a transformação de um composto químico de líquido para gás. A forma gasosa da água é chamada de "vapor de água". Quando uma solução é aquecida, a água dela se evapora em uma certa temperatura, que varia dependendo da altitude e alguns outros fatores de pressão. Os elementos dentro da solução que não sejam água, notavelmente minerais como o sal, nesse caso, não mudarão de forma na mesma temperatura que a água, sendo portanto deixados em sua forma sólida.

Separação

Como aquecer a solução de água salgada transforma a água em vapor, deixando o sal para trás, o próximo passo é remover o vapor de água para uma câmara separada. Esse processo de separação e eventual purificação é chamado de "destilação". Máquinas de destilação avançadas terão um pequeno vácuo que traz o vapor de água para uma câmara separada e então a lacra da outra câmara.

Condensação

Quando a matéria muda de uma forma gasosa para uma líquida, o processo é chamado condensação. O destilador resfriará a câmara contendo o vapor de água, o que fará com que o gás se condense de volta para água líquida. Porém, dessa vez, a água está livre de partículas adicionais, como o sal. Isso completa o processo de dessalinização.

Pressão

Um dos fatores mais importantes na dessalinização através da evaporação é a pressão sob a qual a água é evaporada, de acordo com a Energy Recovery Incorporated, uma empresa especializada em dessalinização. A pressão mais alta faz com que a água evapore em uma temperatura mais baixa. Portanto, empresas de dessalinização gastam menos energia para fazer calor se o processo acontecer em uma câmara de alta pressão. Economizar energia significa economizar dinheiro, e tem efeitos ambientais positivos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...