Mais
×

Como funciona um disjuntor diferencial residual?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Um disjuntor diferencial residual evita choques elétricos em casa (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

O que faz um disjuntor diferencial residual?

Um disjuntor diferencial residual é um dispositivo projetado para evitar choques acidentais, particularmente em áreas de alto risco com água corrente, como banheiros ou cozinhas. Disjuntores normais detectam quando a corrente que flui através de um circuito fica muito alta para a fiação instalada, mas não são sensíveis o suficiente para detectar um choque elétrico antes que seja tarde demais. Os disjuntores diferenciais são projetados especificamente para detectar quando a eletricidade passa por algum lugar que não deveria e são muito mais sensíveis.

Como a fiação elétrica funciona

Normalmente a eletricidade flui através através da conexão positiva da tomada elétrica da parede e retorna para a conexão neutra, mas muitas tomadas também apresentam a conexão de terra. O fio terra geralmente é conectado à canalização ou outra instalação para que a eletricidade perdida se disperse pelo solo. Apenas uma pequena quantidade de eletricidade deve ir para o terra, mas, quando um choque ocorre, uma grande quantidade de corrente é dispersada. Dessa forma, se um secador cair na banheira, a eletricidade fluiria através da água para a canalização e através de qualquer pessoa que esteja na banheira. O disjuntor diferencial detecta essa grande quantidade de energia e rapidamente desliga o circuito.

Como funciona o dijuntor diferencial

O disjuntor diferencial não monitora diretamente o fio terra. Em vez disso, ele compara a quantidade de eletricidade que chega pelo fio positivo com a que sai pelo fio neutro, que normalmente deveriam ser as mesmas. Se parte da eletricidade for dispersada pelo terra, uma corrente menor voltará pelo fio neutro e o disjuntor diferencial detectará a diferença. Se a diferença for superior a um determinado limite, geralmente de cerca de 5 miliamperes, o disjuntor desligará o circuito muito rapidamente. Se uma pessoa estiver na banheira quando um secador de cabelo cair na água, ela receberia um choque doloroso, mas a eletricidade seria desligada tão rapidamente que uma electrocussão grave seria evitada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article