Como funciona o estabilizador de um arco

Escrito por garrison pence | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o estabilizador de um arco
É importante o manuseio de um arco estável

Outras pessoas estão lendo

Como funciona o estabilizador do arco

O estabilizador de um arco funciona ao contrabalançar o peso do arco, distanciando o centro de gravidade do corpo do atirador e ajudando a manter o arco estável enquanto se atira. Se equipado com materiais umedecedores, ele irá também reduzir os movimentos do arco depois de solta a flecha. Esses equipamentos, quando têm tamanhos e ajustes apropriados, melhoram a precisão e a consistência dos tiros tanto a alvos quanto em caça. O barulho e a vibração também serão diminuídos.

Como funciona o estabilizador de um arco
Estabilizadores são importantes tanto em tiros de precisão quanto de caça

Componentes

Os estabilizadores são compostos por um corpo cilíndrico e sólido parafusado no arco a um certo ângulo em relação ao comprimento do arco. Eles são feitos de uma mistura de materiais como fibra de carbono, borracha, metal e plástico. O objetivo é fabricar um estabilizante que seja ao mesmo tempo leve, rígido e ajustável às necessidades particulares do atirador. Em sua ponta, é colocado um contrapeso, proporcional à necessidade da ocasião, para aumentar a estabilidade. No interior do peso é encontrado outro material, geralmente borracha, para absorver ruídos e vibrações. Com comprimentos efetivos que variam de 2,5 cm a mais de 90 cm, os estabilizantes podem ser ajustados para vários tipos de tiros a alvo ou de caça.

Princípios

Quando um estabilizador frontal se encontra equipado no arco, este se torna mais estável quando se faz a mira. Isso se deve ao contrapeso na frente, que "puxa" o centro de gravidade. Como a ponta distante é pesada, diminuem-se as chances de se fazer movimentos erráticos que diminuiriam a precisão. Um estabilizador cujo peso ou comprimento são ajustáveis podem ser adaptados às suas preferências e utilizados nas mais diversas situações, mesmo as momentâneas. Um contrapeso de maior massa posicionado mais perto do arco cria um equilíbrio semelhante ao de um peso mais leve colocado a uma distância maior.

O peso frontal, juntamente com um umedecedor logo atrás dele, absorve as vibrações decorrentes da soltura da flecha. Isso é feito porque o estabilizador as distribui ao longo de sua própria extensão e materiais, e não nas pontas do arco. O umedecedor reduz o torque ao longo do eixo comprido do arco e reduz o choque da mão, a vibração e o barulho. Isso é importante para manter o arco mais estável durante tiros a alvos e diminui o barulho em situações de caça.

Aplicações

Hannah Neigebauer de Waseca, Minnesota, tem 15 anos e ficou em terceiro lugar na Competição Mundial de Arquearia, que aconteceu em Las Vegas. Ela é também uma caçadora ávida e bem-sucedida. Ela afirma que arcos mais longos, empregados em tiros a alvos, se beneficiam do comprimento extra fornecido pelo estabilizador e que os arcos pequenos, de caça, recebem estabilizadores menores que são mais fáceis de manusear no campo.

Como funciona o estabilizador de um arco
A campeã Hannah Neigebauer nos ensina a atirar com o arco e a flecha

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível