Como funciona a estonagem?

Escrito por linda st.cyr | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona a estonagem?
Além da pedra-pomes, a indústria utiliza produtos como pedras plásticas ecológicas e compostos minerais sintéticos (Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Análise da estonagem

A estonagem é um processo feito com pedras — em geral com pedras-pomes — em materiais resistentes, como o jeans. Esse processo é comum na indústria da moda para roupas feitas com jeans por fabricantes como Levi's, Wrangler, Ryder e muitas outras. A estonagem dá ao jeans um visual batido, pois o processo literalmente gasta o tecido rapidamente através da lavagem. Por causa dele, os jeans se tornam mais fáceis de vestir, pois já estão batidos, têm um visual gasto e se tornam mais confortáveis de usar por um longo período de tempo. Alguns produtos que passam pelo processo de estonagem são calças, jaquetas e bolsas jeans. Além das pedras-pomes, a indústria do jeans utiliza vários outros produtos, como a argila expandida, rolhas e tampas de garrafa PET na lavagem dos tecidos.

Como funciona a estonagem

Grandes pedras-pomes são misturadas com os jeans e lavadas juntas duas ou três vezes em uma máquina de lavar industrial. Esse processo faz com que as pedras batam e se esfreguem no tecido, que ganha o visual "lavado com pedra". O processo gasta a roupa, o que deixa pontos brancos e áreas desgastadas no tecido. Usar esse recurso ao invés de lavar a roupa repetidas vezes poupa tempo e agrada o consumidor, porque torna a peça mais confortável para se vestir, além de deixar o tecido maleável desde antes do momento da compra, evitando a sensação áspera e desconfortável causada pelos jeans novos na pele. Depois de ser lavado com a pedra-pomes, o tecido passará por diversos ciclos de enxágue que o livrarão de pedras que se quebrem e entrem no tecido. A pedra-pomes é usada nesse processo por conta de seu peso leve e sua abrasividade, características que colaboram com a estonagem. Máquinas de lavar industriais são equipadas para lidar com as pedras colocadas dentro delas, mas suas equivalentes caseiras podem ser danificadas com facilidade.

Precauções com tecidos estonados

Ainda que materiais estonados ofereçam ao consumidor conforto imediato, é necessário tomar cuidado com o tecido estonado. Como os materiais são lavados em grandes máquinas junto com pedras-pomes de grandes dimensões, podem ocorrer rasgos, desgaste excessivo e outros problemas que podem ser anunciados pela indústria como a mais nova moda. O processo de estonagem faz com que o tecido se desgaste muito mais rápido do que o uso regular faria, o que significa que a roupa não dura mais tanto tempo. A estonagem não deve ser feita nunca em uma máquina de lavar comum, pois as pedras podem se romper e ficar presas dentro das máquinas, enquanto as pedras grandes podem causar danos sérios. Um novo tipo de estonagem foi criado recentemente e utiliza enzimas. O processo age como uma lavagem química que dá ao jeans o mesmo visual oferecido pela estonagem convencional, mas sem o desgaste que as pedras causam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível