×
Loading ...

Como funciona uma furadeira?

Atualizado em 20 julho, 2017
Furadeira (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Componentes

Cinco elementos compõem o exterior de uma furadeira convencional: uma trava de segurança; um interruptor de inversão, que altera a direção do giro; um ajuste de torque; um mandril, que evita que a broca se mova; e uma alça. O corpo de plástico duro ou de metal da ferramenta contém um motor simples, que liga a furadeira para que você possa fazer buracos em metal, plástico ou madeira. Se você conectar uma parafusadeira na ponta da broca para instalar ou remover parafusos. Algumas furadeiras têm fios que devem ser conectados a tomadas de 110 volts, enquanto outras usam pilhas.

Os fabricantes normalmente fazem alças para furadeiras a partir de polimorfos, um material confortável e fácil de se segurar. Os corpos das furadeiras podem ser feitos de metal, mas a maioria das empresas os constrói com politeno, que aguenta altas temperaturas sem derreter. Furadeiras elétricas e sem fio normalmente têm o formato de pistola.

Loading...

Como funcionam

Puxar o gatilho de sua furadeira completa um circuito elétrico - o mesmo ocorre quando você liga interruptores de luz. Ambos os aparelhos funcionam por meio de princípios parecidos. Um pedaço de metal no lado contrário do gatilho (dentro da furadeira) conduz a eletricidade da fonte (uma bateria ou tomada) ao motor. A eletricidade liga o motor dentro da furadeira para girar a broca ou a parafusadeira.

Quando você empurra a furadeira contra uma superfície, a broca penetra de leve o material. A rotação insere gradualmente a broca dentro da superfície e produz fricção o bastante para cortar ou desgastar o material à frente e ao redor da furadeira para fazer um furo.

Colocando a teoria em prática

Desconecte a broca. Deslize a broca corretamente ou parafuseie a ponta para dentro do mandril e aperte. Algumas brocas fornecem uma chave Allen ou outra ferramenta para apertar, embora a broca talvez requeira um aperto à mão. Alinhe a broca para que ela não escorregue, conecte a broca e coloque a ponta no lugar desejado. Ligue a furadeira e comece a fazer o buraco. Empurre a furadeira pra frente enquanto a broca gira e mantenha a mão firme para fazer um buraco perfeitamente redondo.

Mantenha a furadeira em bom estado

Escolha a broca apropriada para o seu trabalho. Usar a broca errada pode danificar seu motor e fazer com que a furadeira não funcione. Armazene a broca em uma área seca. Seque tudo antes de colocar de volta no estojo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...