on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como funciona um gravador de voz oculto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Existem vários tipos de gravadores ocultos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Transmissor

Um dos tipos mais simples de gravadores ocultos é o grampo transmissor. Um pequeno microfone é conectado a um rádio-transmissor. Quando alguém fala perto dele, o som é imediatamente convertido em um sinal de rádio. Normalmente, uma pilha alimenta todo o dispositivo. Usualmente, há uma estação de recepção nos arredores, onde o sinal é convertido de volta em som e gravado.

Loading...

Telefone celular

Talvez você não saiba, mas pode estar carregando um grampo sofisticado de transmissão neste momento. Alguns celulares modernos podem ser ativados por oficiais da lei sem o conhecimento do usuário. Quando ativados, o microfone funciona como um grampo, captando todos os sons nas proximidades e os enviando para estações de escuta. Este é um exemplo muito mais sofisticado do que os transmissores clássicos. Ele pode transmitir a distâncias muito maiores (qualquer lugar onde haja recepção de telefonia celular) e é indetectável.

Gravador miniatura

Muitos gravadores de voz ocultos são simples gravadores digitais disfarçados para parecerem com outra coisa. Uma caneta gravadora, por exemplo, parece exatamente como uma caneta e inclusive é capaz de escrever. O espião deve colocá-la próxima ao seu alvo e ligá-la por meio de um botão escondido. Um pequeno microfone gravará a conversa digitalmente em um microchip. Quando o espião terminar, ele pode descarregar a memória em um computador e recarregar as baterias da caneta.

Para melhores resultados

Apesar de todos os dispositivos de segurança mencionados acima funcionarem, todos têm um defeito. Se o microfone estiver fora de posição, ele não captará a informação que você quer. Os microfones em miniatura frequentemente possuem baixa qualidade e somente captam sons em certos ângulos ou além de determinada distância. A melhor maneira de se grampear um cômodo é por meio de uma solução um pouco menos tecnológica: microfones convencionais de alta qualidade, cuidadosamente escondidos. Eles podem ser encaixados dentro da parede, escondidos dentro de livros ou, inclusive, instalados em eletrodomésticos. Preparando cuidadosamente o quarto com antecipação, o espião pode ter certeza de que cada canto estará coberto pelo equipamento de gravação.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...