on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como funciona uma máquina de solda?

Atualizado em 17 abril, 2017
Entenda o funcionamento de uma soldadora (Paul Katz/Photodisc/Getty Images)

Energia

Normalmente, as máquinas de solda funcionam à bateria ou a gás, e as mais simples podem precisar de apenas um pouco de eletricidade (poucos ampères). Para trabalhos de soldagem de altas correntes, é preciso um mínimo de 80 ampères, enquanto a soldagem por pontos exige um mínimo de 12.000 ampères. As máquinas regulam a saída de eletricidade para uma corrente ou voltagem constante. As soldadoras de corrente constante mudam a saída para manter uma corrente constante, enquanto as de voltagem constante o fazem para manter uma voltagem constante. As máquinas podem usar diversas fontes de energia, como baterias de carro ou geradores mecânicos, sendo que esse último transforma força mecânica — gerada a partir de um motor de combustão interna — em energia elétrica. As máquinas de solda industriais costumam ser automatizadas e usar uma solda com inversor de altas frequências (de dez mil hertz para cima), e toda a saída de eletricidade e a transformação nessas soldadoras são controladas por um software de computador.

Loading...

Corrente, voltagem e frequência

São usadas correntes constantes na soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido para manter um número pré-ajustado de ampères na saída; contudo, a soldagem por arco elétrico com proteção gasosa usa uma voltagem constante, já que o comprimento do arco não é manualmente ajustado. Os transformadores da máquina de solda convertem correntes altas/baixas de entrada em voltagens altas/baixas de saída. Um componente que eleva o arco permite que o operador da máquina solde metais delicados, como o alumínio. Ao escolher essa configuração, ele pode diminuir a frequência de saída de tal modo que permita uma soldagem e reparos seguros em dispositivos elétricos sensíveis. Verifique se o fio terra está preso ao local que será soldado.

Bicos de solda

As máquinas de solda geram um arco de uma bola e um eletrodo ou uma ponta fina, e, com o primeiro método, os arcos tendem a perder um pouco o rumo. Para reduzir essa ocorrência, use apenas produtos que incluam uma ponta fina à tocha de soldagem. Para saber diferenciar as estruturas, procure máquinas que tenham um fio saindo do bico de solda (ponta fina). O arco deverá ser segurado longe da peça soldada durante o processo (algumas pessoas que praticam soldagem por hobby exigem que o bico seja passado suavemente pela área, como um fósforo, para dar a ignição na ponta).

Soldagem por pontos

As máquinas de soldagem por pontos usam um par de pinças de eletrodos para unir permanentemente duas folhas de metal. Uma corrente elétrica passa de um eletrodo para outro, e, no processo de movimentação da energia, os metais esquentam muito, fazendo com que as moléculas fiquem agitadas. Quando eles esfriam, as moléculas deixam de se mover, causando um vínculo permanente entre os dois metais.

Loading...
Loading ...
Loading ...