on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como funciona o mecanismo de trava em uma caixa de medidor elétrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Empresas de energia elétrica utilizam uma variedade de travas para proteger o seu medidor. Essas travas previnem que pessoas adulterem o medidor elétrico, mudando a métrica do uso do leitor. Não importa que tipo de sistema de bloqueio a empresa instale, a maioria dos cilindros para fechaduras utilizam o que é comumente chamado fechaduras tambor.

Os medidores elétricos previnem adulterações (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Pinos

Fechaduras tambor utilizam pinos para virar os cilindros da fechadura, ao invés de uma chave. Uma fechadura tambor também é utilizada em máquinas de venda automática. A chave tem design circular, com ranhuras na parte final. A chave desliza sobre o cilindro da fechadura e vira os pinos. A fechadura desengata e é possível abrir o medidor elétrico.

Loading...

Calota

A calota é uma bola que repousa sobre a extremidade da fechadura tambor. O dispositivo veda a fechadura de tambor, prevenindo que ela seja contaminada por água ou outro material corrosivo. Depois que a chave pino circular é inserida, ela pressiona para baixo a calota, permitindo que a chave engate os pinos do cilindro da fechadura.

Bisel

A fechadura tambor tem uma cabeça chanfrada ou inclinada ao redor do cilindro. A cabeça previne que a fechadura seja virada por alicates, alicates morsa de bancadas ou outras ferramentas de pressão. A cabeça tambor não pode ser quebrada.

Localização

Várias das fechaduras de caixas de medidores elétricos são localizadas na parte inferior do painel ou abaixo do medidor. Algumas, como a Sidewinder vendida pela McGard, têm duas fechaduras tambor localizadas em cantos opostos do painel medidor. Este tipo de fechadura desliza sobre as arestas da caixa e da tampa, protegendo o medidor elétrico. A mesma chave abrirá as duas fechaduras.

Construção

As fechaduras tambor utilizadas em medidores elétricos são construídas de forma que técnicos possam substituir as partes, ao invés de substituir o sistema de bloqueio inteiro. Pode-se trocar o tambor, pinos, calota ou o invólucro, se alguma destas partes for danificada. Qualquer uma das partes que for substituída não impede que o técnico da companhia utilize a mesma chave para abrir o painel.

Bloqueio de friso

Poucas companhias de serviços públicos ainda utilizam o bloqueio de friso que se liga ao medidor elétrico. O bloqueio de friso possui um pino em forma de U que é inserido no botão do painel. Uma tapa desliza sobre o pino em forma de U e é apertada no lugar com uma ferramenta de compressão. Toda vez que o medidor necessita de manutenção ou reparo, o bloqueio de friso é cortado pelo técnico e um novo bloqueio é instalado. Todo mês, um leitor de medidor inspeciona o medidor elétrico e registra as leituras. Se o leitor percebe que o bloqueio de friso foi alterado, ele notifica a empresa concessionária.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...