Como funciona o Módulo de Controle Eletrônico?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o Módulo de Controle Eletrônico?
O módulo de controle eletrônico controla os vários dispositivos eletrônicos em seu veículo (under the hood image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Componentes básicos

Um módulo de controle eletrônico é um componente de computador em um automóvel que verifica, regula e opera dispositivos eletrônicos por todo o carro. Quando os aparelhos elétricos começaram a ser usados em carros e caminhões, cada dispositivo era governado por um componente elétrico separado. Havia um módulo para o ar-condicionado, outro para a iluminação interior, outro para as fechaduras da porta e assim por diante. Um módulo de controle eletrônico reúne todos esses módulos separados em um sistema único para que eles funcionem juntos em vez de separadamente; um formato mais fácil de fabricar e de solucionar problemas. Embora haja muitos tipos diferentes desses módulos, eles são geralmente parecidos; ligando sensores, interruptores e reações automáticas a um único sistema de computador. Esses componentes são divididos em entradas de dados, tais como os dados do sensor de calor ou de velocidade, e saída de dados, ou formas em que o módulo de controle eletrônico responda para controlar as funções eletrônicas do veículo. As entradas e saídas de dados são divididas em tipos de informação analógicas e digitais — sinais analógicos sendo usados ​​com módulos que podem mudar continuamente (como pressão de óleo) e sinais digitais sendo usados para módulos que podem simplesmente ser ligados ou desligados (como os faróis ou a luz de aviso de óleo).

Entrada e saída de dados

Os componentes de entrada são divididos em componentes elétricos, tais como potenciômetro, resistência variável, captador magnético e gerador de voltagem. Um potenciômetro é concebido para mudar uma saída de tensão para o computador, de modo que quando um ajuste do combustível ou a posição do acelerador for alterado, a voltagem mudará e o computador lerá a nova tensão e responderá adequadamente. A resistência variável funciona de uma forma semelhante, mas detecta mudanças na temperatura do motor para a leitura de condições de refrigeração e outros dados. O captador magnético lê a velocidade de rotação de um objeto por meio de um ímã simples ligado a ele, e um gerador de voltagem envia um sinal de voltagem de acordo com a presença de compostos, como o oxigênio, de modo que o computador possa perceber os altos níveis de oxigênio em um tubo ou espaço. Os dispositivos de saída consistem de relés, solenoides, servomotores, transistores de comutação e outros. Os relés podem ligar ou desligar outros dispositivos por conexão ou interromper um circuito para ligar um ventilador ou ar-condicionado automático. Os solenoides são componentes analógicos que usam forças magnéticas para mover objetos, tais como injetores de combustível. O servomotor é um minimotor também usado para mover objetos, geralmente para ligar coisas, enquanto um transistor de comutação é a versão digital de um relé. Outros dispositivos de saída podem ser muito simples, tais como luzes de LED, ou muito complexos, como uma visão noturna da estrada.

Tarefas do computador

O computador do módulo de controle eletrônico realiza muitas das funções de um computador normal, incluindo o armazenamento de dados, uso da memória RAM e envio ou recebimento de ondas de rádio. Ele regula muitos dos sistemas e detecta problemas em todos os módulos que os compõem. Alguns módulos são definidos pelo cronômetro, que o computador digital acompanha, enquanto outros módulos — como o alarme antifurto — precisam estar ativos mesmo quando o carro está desligado. O módulo de controle eletrônico também pode ser responsável por manter o controle de quilometragem e emissões de CO2. Ao solucionar problemas, um mecânico muitas vezes é apontado para a área correta pelo sistema de módulo de controle eletrônico, que envia um código que mostra qual o módulo que não está respondendo. Às vezes, o próprio computador pode diagnosticar e relatar problemas específicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível