Computadores e eletrônicos

Como funciona o Módulo de Controle Eletrônico?

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por wanderson david

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Como funciona o Módulo de Controle Eletrônico?

O módulo de controle eletrônico controla os vários dispositivos eletrônicos em seu veículo

under the hood image by Lucy Cherniak from Fotolia.com

Componentes básicos

Um módulo de controle eletrônico é um componente de computador em um automóvel que verifica, regula e opera dispositivos eletrônicos por todo o carro. Quando os aparelhos elétricos começaram a ser usados em carros e caminhões, cada dispositivo era governado por um componente elétrico separado. Havia um módulo para o ar-condicionado, outro para a iluminação interior, outro para as fechaduras da porta e assim por diante. Um módulo de controle eletrônico reúne todos esses módulos separados em um sistema único para que eles funcionem juntos em vez de separadamente; um formato mais fácil de fabricar e de solucionar problemas. Embora haja muitos tipos diferentes desses módulos, eles são geralmente parecidos; ligando sensores, interruptores e reações automáticas a um único sistema de computador. Esses componentes são divididos em entradas de dados, tais como os dados do sensor de calor ou de velocidade, e saída de dados, ou formas em que o módulo de controle eletrônico responda para controlar as funções eletrônicas do veículo. As entradas e saídas de dados são divididas em tipos de informação analógicas e digitais — sinais analógicos sendo usados ​​com módulos que podem mudar continuamente (como pressão de óleo) e sinais digitais sendo usados para módulos que podem simplesmente ser ligados ou desligados (como os faróis ou a luz de aviso de óleo).

Entrada e saída de dados

Os componentes de entrada são divididos em componentes elétricos, tais como potenciômetro, resistência variável, captador magnético e gerador de voltagem. Um potenciômetro é concebido para mudar uma saída de tensão para o computador, de modo que quando um ajuste do combustível ou a posição do acelerador for alterado, a voltagem mudará e o computador lerá a nova tensão e responderá adequadamente. A resistência variável funciona de uma forma semelhante, mas detecta mudanças na temperatura do motor para a leitura de condições de refrigeração e outros dados. O captador magnético lê a velocidade de rotação de um objeto por meio de um ímã simples ligado a ele, e um gerador de voltagem envia um sinal de voltagem de acordo com a presença de compostos, como o oxigênio, de modo que o computador possa perceber os altos níveis de oxigênio em um tubo ou espaço. Os dispositivos de saída consistem de relés, solenoides, servomotores, transistores de comutação e outros. Os relés podem ligar ou desligar outros dispositivos por conexão ou interromper um circuito para ligar um ventilador ou ar-condicionado automático. Os solenoides são componentes analógicos que usam forças magnéticas para mover objetos, tais como injetores de combustível. O servomotor é um minimotor também usado para mover objetos, geralmente para ligar coisas, enquanto um transistor de comutação é a versão digital de um relé. Outros dispositivos de saída podem ser muito simples, tais como luzes de LED, ou muito complexos, como uma visão noturna da estrada.

Tarefas do computador

O computador do módulo de controle eletrônico realiza muitas das funções de um computador normal, incluindo o armazenamento de dados, uso da memória RAM e envio ou recebimento de ondas de rádio. Ele regula muitos dos sistemas e detecta problemas em todos os módulos que os compõem. Alguns módulos são definidos pelo cronômetro, que o computador digital acompanha, enquanto outros módulos — como o alarme antifurto — precisam estar ativos mesmo quando o carro está desligado. O módulo de controle eletrônico também pode ser responsável por manter o controle de quilometragem e emissões de CO2. Ao solucionar problemas, um mecânico muitas vezes é apontado para a área correta pelo sistema de módulo de controle eletrônico, que envia um código que mostra qual o módulo que não está respondendo. Às vezes, o próprio computador pode diagnosticar e relatar problemas específicos.

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