Por quanto tempo funciona pílula do dia seguinte?

Escrito por lee tea | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quanto tempo funciona pílula do dia seguinte?
Contraceptivos de emergência podem evitar uma gravidez (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo que pode ser usado por mulheres que praticaram sexo sem proteção e desejam evitar uma gravidez. Ela é segura e eficaz na prevenção de uma gravidez, mas as instruções de uso devem ser seguidas para garantir a eficiência máxima.

Outras pessoas estão lendo

O que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é o nome popular dos comprimidos contraceptivos de emergência fabricados no Brasil. Esses contraceptivos combinam hormônios sintéticos em grande dose e podem prevenir a gravidez indesejada quando ingeridos em um número limitado de horas após o sexo sem proteção.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

O mecanismo de funcionamento da pílula do dia seguinte envolve o atraso ou a inibição da ovulação, o que significa que o ovário não produzirá um óvulo para ser fecundado naquele mês. Sem um óvulo viável, o esperma não tem função e acaba morrendo.

Se a mulher tomar a pílula do dia seguinte após já ter ovulado naquele mês, os hormônios dos comprimidos contraceptivos de emergência farão com que o óvulo fertilizado seja incapaz de se aderir às paredes do útero. Desta forma, o embrião resultante, se ele existir, será expelido durante a menstruação sem que a mulher saiba.

Quando recorrer à pílula do dia seguinte

Um mulher que fez sexo sem proteção e não quer correr o risco de ficar grávida deve tomar a pílula do dia seguinte dentro de 72 horas após o ato sexual. Uma vez que geralmente a concepção ocorre dentro de três a cinco dias após o ato sexual, o comprimido deve ser tomado dentro do primeiro limite de tempo. A pílula do dia seguinte não é eficaz para se interromper uma gravidez em curso. Desta forma, uma vez em que o embrião tenha se alojado na parede uterina, a contracepção de emergência não será mais efetiva.

Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?

Embora a eficácia da pílula do dia seguinte seja geralmente confiável quando tomada em até 72 horas após o ato sexual, seu efeito é mais garantido quando tomada o quanto antes. Quando tomada dentro de três dias após o ato sexual, a taxa de eficácia da pílula do dia seguinte é de 87%.

Onde comprar a pílula do dia seguinte

Contraceptivos de emergência como a pílula do dia seguinte podem ser encontrados em farmácias e clínicas de planejamento familiar em todo país. Essa já foi uma medicação vendida apenas sob prescrição médica, mas hoje pode ser comprada sem receita. Para comprá-la, é necessário apresentar um documento de identidade, pois a venda só é permitida para maiores de 18 anos. O preço pode variar entre R$ 17,00 a R$ 30,00, dependendo do local.

Considerações para se tomar a pílula do dia seguinte

É importante não depender só da pílula do dia seguinte como forma de controle de natalidade. Tomar um contraceptivo regular ou usar outros métodos de contracepção aumenta a probabilidade de evitar uma gravidez indesejada. Uma vez que a pílula do dia seguinte não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, é importante o uso de preservativos, a menos que você e seu parceiro tenham se submetido a testes para verificar se não possuem nenhuma doença transmitida sexualmente e estejam em uma relação monogâmica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível