Como funciona a rede social Ask.fm

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona a rede social Ask.fm
A rede social Ask.fm conecta internautas através de um jogo de perguntas e respostas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Na onda de redes sociais como Twitter, Tumblr e Facebook, um site está conquistando cada vez mais novos usuários. Trata-se do inovador Ask.fm, que tem uma interessante dinâmica baseada em perguntas e respostas. Os internautas fazem perguntas a outros navegadores e elas podem ser respondidas de diversas formas, via texto, áudio ou mesmo vídeo. Esse jogo vem ganhando cada vez mais adeptos pela internet: são mais de 50 milhões de perfis até então.

Outras pessoas estão lendo

Surgimento do Ask.fm

O site Ask.fm veio para competir com Formspring, a primeira rede social inspirada no jogo de perguntas e respostas pelos usuários. Com o passar do tempo, o novato Ask.fm conquistou o público jovem quando o seu precursor já não conseguia suprir a demanda por novidades. A rede pioneira foi oficialmente fechada em 2013 enquanto o Ask.fm acaba de superar a marca de 50 milhões de usuários em todo o mundo.

Como funciona a rede social Ask.fm
O Ask.fm conquista cada vez mais adeptos: são mais de 50 milhões de usuários (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Jogo de perguntas e respostas

O interesse por respostas rápidas na web sempre foi uma necessidade dos internautas do mundo todo. Assim, a rede começou com o serviço para qualquer tipo de pergunta, especialmente as de caráter prático do tipo: "Como troco uma lâmpada?". Depois, os questionamentos foram variando para indagações mais casuais, íntimas e específicas, até as de cunho mais reflexivo, como "Se você pudesse voltar no tempo e mudar alguma coisa, o que mudaria?".

Como funciona a rede social Ask.fm
O Ask.fm se baseia na dinâmica do jogo de perguntas e respostas (Dynamic Graphics/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Como funciona

Primeiro é preciso criar um perfil que pode ser personalizado com informações pessoais, fotos e papel de parede. O formato é similar ao de outros sites, como Twitter e Facebook, com os quais está conectado. Depois disso, é hora de adicionar os amigos, curtir e compartilhar posts. É possível fazer perguntas de forma anônima e há a opção de não responder ou atender aos questionamentos em de várias maneiras, como texto, foto e vídeo.

Como funciona a rede social Ask.fm
O funcionamento básico do site é parecido com o de outras redes sociais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Controvérsias

Lançado em 2010, o Ask.fm está rodeado de polêmicas. A possibilidade de fazer perguntas de forma anônima faz com que o site seja acusado de facilitar cyber bullying, ameaças virtuais entre os usuários e até casos de pedofilia. Como não existe forma de reportar oficialmente eventuais comentários ofensivos ou identificar a pessoa por trás do anonimato, a rede têm se tornado um espaço usado por indivíduos mal intencionados ao redor do mundo.

Como funciona a rede social Ask.fm
O site têm sido alvos de polêmicas no mundo todo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível