Mais
×

Como funciona uma retroescavadeira?

Atualizado em 17 abril, 2017
Descubra as funções e os usos da retroescavadeira (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Introdução

As retroescavadeiras são tratores especiais com duas partes adicionais: uma pá e um arador. Elas são usadas para nivelar o chão em terrenos de construção, em túneis de mineração e em muitos outros lugares.

Dentro do veículo

De algumas formas, o motor de uma retroescavadeira é como o de qualquer outro veículo. Ele dispõe de um painel que monitora e mostra os detalhes importantes como a quantidade de combustível, a temperatura da água do radiador e a temperatura do óleo. E, como qualquer outro veículo, possui um pedal de freio.

No entanto, existem vários detalhes inerentes à retroescavadeira. Além do pedal de freio, ela contém um pedal de desacelerador, que reduz a velocidade do trator, mas não o para totalmente. E ainda possui dois controles, um deles é para direcionar o veículo, o outro para controlar a pá.

A pá

A pá de uma retroescavadeira é uma chapa de metal larga que fica na frente do veículo. A pá padrão é curvada, grande e larga para que possa carregar a maior quantidade de material possível. Algumas outras pás são retas ou menores, mas fazem o mesmo serviço: nivelar o chão. Conforme o veículo se move, a pá é passada contra o chão, pegando a sujeira e as pedras que deixam a superfície em desnível.

O arador

O arador parece um ancinho gigante e fica na traseira da retroescavadeira. Ele pode desenterrar pedras ou furar terra dura em que a pá não consegue atuar, como por exemplo pedras de lava de vulcão. O arador consegue quebrá-las e deixar a terra arada e com solo fértil.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article