Como funciona um secador de cabelo?

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por pedro antunes

Apesar de muitos modelos virem com acessórios e configurações adicionais, a mecânica básica dos secadores de cabelo não é complexa. Dentro do produto em funcionamento você encontrará uma bobina de aquecimento e um pequeno ventilador. A bobina de aquecimento é projetada para aquecer rapidamente usando sua resistência elétrica e uma corrente elétrica. O pequeno ventilador é motorizado e é usado para soprar o ar quente gerado na bobina de aquecimento através do cano (a ponta em túnel do secador de cabelo que abriga a bobina de aquecimento e a abertura para o ar soprar).

Alimentação de circuito alternado

Secadores de cabelo precisam de eletricidade para funcionar. Ela é fornecida através de sua alimentação de circuito alternado e uma tomada. Uma vez conectado e ligado, a energia corre através da máquina e permite que a bobina de aquecimento esquente. Então a energia viaja até o motor que liga o ventilador. O ventilador sopra o ar através do secador, até o lugar onde fica a bobina de aquecimento. O ar que entra em contato com a bobina de aquecimento gera o ar quente que sai do secador de cabelo.

Ventilador motorizado

O ventilador motorizado que fica no fundo da base (a parte circular maior do secador de cabelo que abriga o motor e o ventilador) parece com uma roda hidráulica. O ventilador é fixado firmemente ao motor, que é sua fonte de energia. Depois que a eletricidade é fornecida ao motor, ele começa a girar, fazendo com que o ventilador gire também. O ventilador puxa ar de fora através de pequenas aberturas que ficam do lado ou na parte de trás do secador. As aberturas, chamadas de entradas de ar, possuem uma tela protetora que deixa o ar entrar. O ar é então soprado na direção das bobinas de aquecimento. O ventilador é controlado com um interruptor que muda a quantidade de energia fornecida. Podem haver até cinco configurações do interruptor: quando a configuração estiver baixa, então o motor funciona lentamente e a quantidade de ar sendo soprada pelo ventilador será mínima. Quando estiver na configuração alta, o motor acelera de acordo.

A bobina de aquecimento

A bobina de aquecimento é feita de nicromo (uma liga de níquel e crômio) e é instalada em um painel isolante. Como o nicromo é um baixo condutor de eletricidade e não oxida quando aquecido, ele é a escolha perfeita para usar em uma bobina de aquecimento. Quando a eletricidade é fornecida para o secador, a bobina de aquecimento começa a esquentar. Dependendo do secador, um interruptor adicional pode ser conectado à bobina de aquecimento para regular a temperatura. A configuração pode ser ajustada para aquecimento baixo, médio ou alto; alguns modelos possuem uma configuração alta de aquecimento de 1875 watts. A unidade de aquecimento fica no cano na direção para qual o ar é soprado. Quando o ar passa, ele é esquentado pela bobina de aquecimento. Quando a energia é fornecida, o ar é reciclado para dentro e para fora do secador. Alguns secadores possuem um botão de "ar frio" que para temporariamente a bobina de aquecimento para que ar frio saia do secador de cabelo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível