Como funciona um servidor?

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um servidor?
Como funciona um servidor? (shopping online image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Entender como funciona um servidor ajuda a compreender para que ele serve, uma vez que o próprio nome pode se referir a qualquer número de dispositivos e aplicações. Um servidor pode ser um computador ou um aplicativo de software, dependendo de como ele será usado. A diferença é que um computador normalmente será utilizado para coordenar as atividades de uma rede de computadores, enquanto uma aplicação de software gerencia o acesso do usuário a determinadas áreas da rede de um sistema.

 Os servidores são projetados para realizar uma série de tarefas diferentes, algumas das quais incluem gerenciamento de arquivos, atribuições da impressora, armazenamento e entrega de e-mail e atribuições de fax. Integral à finalidade do servidor é a relação cliente-servidor entre computadores dentro de uma rede. Com esta configuração, o computador responsável pelas atividades de coordenação da rede é o servidor, enquanto os outros computadores seriam a sua rede.

Servidores de rede

Servidores de rede podem ser configurados para lidar com uma série de funções de processamento diferentes, algumas das quais incluem solicitações de FTP e solicitações da web, assim como pedidos de e-mail e proxy. Por causa das tarefas adicionais de trabalho realizadas pelos servidores de rede, esses computadores têm que ter mais processamento, armazenamento e capacidade de memória do que seus homólogos clientes. As redes normalmente são encontradas em ambientes de negócios onde arquivos, impressão e compartilhamento de e-mail são fundamentais para o fluxo de trabalho.

Um servidor de rede coordena as tarefas de processamento ao compartilhar seus próprios recursos ou executar aplicativos para os usuários clientes. A conveniência em usar uma rede significa que um computador pode fazer com que outros 20 computadores compartilhem uma impressora, em vez de todos os 20 computadores terem uma impressora cada. O tipo de sistema operacional necessário para fazer funcionar uma rede vai depender de qual função o computador irá executar.

Servidores Web

Ser capaz de construir um site é possível graças às aplicações de software conhecidas como servidores web. Estas aplicações convertem dados online em palavras legíveis e imagens visíveis na tela. A hospedagem na web é outro tipo de servidor online que funciona como uma rede, exceto que os usuários clientes são sites individuais em vez de terminais de computador. Hospedar sites é basicamente alugar espaço para os usuários da web e atribuir endereços Web específicos para cada espaço.

Outro tipo de servidor web existe como um provedor de serviços de Internet, tais como o serviço que fornece o acesso à Internet. Estes tipos enviam e recuperam páginas da web em seu nome usando protocolos de Internet e linguagem de marcação HTML. Há uma série de servidores web online, os quais cooperam uns com os outros, a fim de obter usuários online de um lugar para outro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível