Como funciona o sistema MercadoPago do MercadoLivre

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o sistema MercadoPago do MercadoLivre
Estima-se que 90 milhões de pessoas compram e vendem através do MercadoPago (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O MercadoPago é uma ferramenta de e-commerce criada pelo MercadoLivre para viabilizar pagamentos e envios de dinheiro entre empresas de pequeno, médio e grande porte e seus clientes em transações pela internet. Através de um sistema de transferência financeira via cartão de crédito e boleto bancário, a plataforma serve de intermediário seguro entre clientes e vendedores. Existe ainda a opção de realizar pagamento com saldo na conta particular do MercadoPago em sites cadastrados. Atualmente, mais de 150 mil empresas aceitam pagamentos e estima-se que 90 milhões de pessoas realizam transações pelo sistema. Saiba a seguir como funciona o MercadoPago.

Outras pessoas estão lendo

O que é o MercadoPago?

O MercadoPago é uma plataforma de pagamentos online criada pelo MercadoLivre, site de leilões e transações comerciais de pequenos e médios vendedores pela internet. A ferramenta facilita a transação financeira entre eles, seus clientes e os bancos e operadores de cartão de crédito. É possível pagar compras através de boleto bancário, cartão de crédito e saldo disponível na conta do MercadoPago do cliente. A vantagem do serviço é a rapidez e segurança nas transações: uma vez adicionados seus dados pessoais e de pagamento, não há mais a necessidade de preencher tudo de novo a cada compra. Além disso, seus dados ficam protegidos de qualquer possível interceptação.

Serviço de pagamento para clientes

O sistema de pagamentos é bastante amigável, até para os usuários que não estão acostumados a fazer compras virtuais. Para utilizar o serviço, é necessário realizar um cadastro ou acessar sua conta do MercadoLivre. Basta acessar a opção "Comprar com MercadoPago" no site em que você estiver e inserir login e senha de usuário. Para pagar via cartão de crédito, basta cadastrar uma única vez suas informações. As bandeiras aceitas são Visa, MasterCard, HiperCard, American Express, Diners, Elo e MercadoLivre. Caso deseje pagar via boleto bancário, basta selecionar esta opção na hora da compra, imprimir o boleto e pagar em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou banco on-line. Outra opção é usar o saldo da sua conta do MercadoPago para fazer pagamentos.

Ferramenta para vendedores

É possível realizar vendas via celular, sites e redes sociais. Basta se cadastrar e seguir os passos indicados no site do MercadoPago sobre como inserir botões de pagamento na sua página de vendas. Os pagamentos realizados por seus clientes, depois de aprovados, são creditados na sua conta on-line a uma taxa de custo de 4,99% por pagamento (caso seja feita no MercadoLivre, nenhum valor é descontado). Quando você desejar, basta transferir o saldo da sua conta virtual para a sua conta bancária cadastrada através da página "Retirar dinheiro do MercadoPago". Cada transferência tem o custo de R$ 3,00.

Saldo na sua conta

Vendedores e compradores possuem o mesmo tipo de conta. Ou seja, se você utiliza o MercadoPago tanto para comprar quanto para vender, verá todas as transações em um só lugar. Ao acessar sua conta, você verá uma página com o saldo e histórico de transações, além de um campo para verificar pagamentos efetuados e recebidos. Para adicionar saldo, acesse a página "Adicionar dinheiro à minha conta", insira o valor desejado, imprima o boleto bancário e realize o pagamento no banco. Caso você não tenha saldo suficiente na conta e queira assim mesmo realizar pagamentos via saldo de MercadoPago, o valor é descontado diretamente do seu cartão de crédito cadastrado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível