Como funciona o Telnet?

Escrito por april sanders | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona o Telnet?
Como funciona o Telnet? (computer image by laurent davaine from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

O que é Telnet?

Telnet é um protocolo de TCP/IP, acionado por comando do usuário, que permite acessar um computador remoto. Embora a obtenção de um computador remoto por meio de FTP seja comum, o Telnet realmente vai um passo além e permite que você faça logon como um usuário regular do computador, com acesso a todos os dados e programas que possam ser instalados nesse computador. O Telnet normalmente é usado para fins de suporte técnico.

Como funciona o Telnet

O Telnet usa um software, instalado em seu computador, para criar uma conexão com o host remoto. O cliente Telnet (software), ao seu comando, enviará uma solicitação para o servidor Telnet (host remoto). O servidor responderá perguntando o nome de usuário e a senha. Se forem aceitos, o cliente Telnet estabelecerá uma conexão com o host, transformando seu computador em um terminal virtual e permitindo que você conclua o acesso ao computador do host.

O Telnet exige o uso de um nome de usuário e uma senha, o que significa que você precisa ter configurado uma conta anteriormente no computador remoto. Em alguns casos, contudo, os computadores com Telnet permitirão que convidados façam login com acesso restrito.

O meu computador tem Telnet?

Todo sistema operacional importante, incluindo o Unix, o Linux, o Mac OS e o Windows, tem recursos de Telnet e podem ter até mesmo o Telnet integrado a eles. Para encontrá-lo, abra a caixa de comando em seu sistema (no Windows, seria a função "Executar" no menu Iniciar, que abre o prompt de comando) e digite o comando: TELNET HOST, com HOST sendo o nome do computador do host remoto ao qual você deseja se conectar.

É interessante notar que o Windows Vista não executa o Telnet automaticamente. Para executar o Telnet no Vista, é necessário ativar o aplicativo indo ao menu Iniciar, clicar em Painel de Controle, clicar em Programas e selecionar "Ativar ou desativar recursos do Windows". Uma caixa de diálogo será exibida e você deve ver o cliente Telnet listado, com uma caixa ao lado. Clique na caixa para selecionar o Telnet, em seguida clique em OK e aguarde a conclusão da instalação.

Quando você quiser sair do aplicativo Telnet, será necessário executar o prompt de comando novamente em seu próprio computador. Diferentes sistemas operacionais usam comandos diferentes para sair, como QUIT, CLOSE e LOGOFF. O Windows usa LOGOFF. Se nenhum dos comandos funcionar, é possível tentar o ABORT. Contudo, esse comando serve apenas para encerrar o Telnet no seu lado, algumas vezes deixando-o funcionando no computador do host remoto. Portanto, use o ABORT somente como sua última opção.

Nos primórdios da Internet, o Telnet também era usado para a conexão com algo chamado free-net, que é exatamente o que parece: um sistema de computadores de acesso aberto. Isso se devia, em parte, à lentidão dos modens discados, considerando que o Telnet funcionava bem mais rápido. Com o advento dos provedores de Internet de alta velocidade, contudo, a maioria das free-nets foram desativadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível