×
Loading ...

Como funciona um termômetro de mercúrio?

Atualizado em 22 julho, 2017

Existem dois tipos de termômetros de mercúrio. O primeiro tipo mede a temperatura dos ambientes, sejam eles internos ou externos; o segundo, utilizado na medicina, mede a temperatura corporal.

Existem dois tipos de termômetro de mercúrio (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Mercúrio

O mercúrio é um dos 92 elementos que ocorrem naturalmente e que se tornam líquidos à temperatura ambiente. Embora se expanda e contraia de maneira uniforme conforme a temperatura, o mercúrio é um veneno altamente tóxico que ataca o sistema nervoso central.

Loading...

História

Um filósofo islâmico é creditado pela invenção do primeiro termômetro simples em torno de 1000 d.C. Figuras notáveis como Drebbel e Galileu prosseguiram com suas próprias interpretações de dispositivos para medir alterações de temperatura. Aquilo que poderíamos considerar um verdadeiro termômetro não foi inventado até 1714, quando Daniel Gabriel Fahrenheit criou o termômetro de mercúrio e uma escala de medição precisa.

Termômetros de bulbo

Atuando segundo o princípio de que certos líquidos se expandem e contraem com o calor e o frio, um longo tubo com um bulbo cheio de líquido na extremidade é exposto ao calor. Assim, o líquido se expande e força sua passagem pelo tubo.

Termômetros de mercúrio

Como a água congela a 0ºC, ela não é adequada para uma medição precisa da temperatura. O uso de mercúrio no interior do tubo possibilita a expansão e a contração sem o risco de ruptura.

Aplicação médica

Os termômetros utilizados por um médico agem conforme o mesmo princípio de um termômetro comum, exceto pelo fato de existir uma constrição entre o bulbo e o tubo. Quando o mercúrio se eleva, a leitura da alteração da temperatura torna-se mais fácil para a equipe médica. Após a leitura, basta agitar o termômetro para forçar o mercúrio a voltar para o bulbo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...