×
Loading ...

Como funciona uma usina de energia de hidrogênio?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Esquema do funcionamento da usina (www.cleanfleetreport.com)

O que é uma usina de energia de hidrogênio?

É um design conceitual de uma nova fonte de energia amplamente distribuída. Essencialmente, é uma usina que usa hidrogênio para produzir energia elétrica. Existe uma proposta de construção de uma grande usina, similar aà uma usina nuclear em aparência, na cidade de Peterhead, Escócia. As plantas foram primeiramente projetadas pela GE em 2006; no entanto, a logística de suprimento da usina atrasou sua construção. O custo envolvido com a obtenção do hidrogênio significa que o custo geral da eletricidade com essa base será maior que o da energia criada com fontes nucleares e de petróleo.

Loading...

Como funciona uma usina de hidrogênio?

Grandes tanques de hidrogênio líquido alimentarão milhares de células de hidrogênio. Essas células de combustível são estruturas sólidas contendo um fluido eletrolítico, similar a baterias. Os reagentes fluem para dentro das células, nesse caso, hidrogênio e oxigênio. Eles misturam-se ao eletrolítico para produzir uma carga elétrica e água como subproduto. A água flui para outra porta, enquanto a eletricidade é levada dos terminais e armazenada em baterias gigantescas pesando várias toneladas. A eletricidade reside nas baterias até que seja necessária, caso no qual ela será enviada pela rede elétrica local como em qualquer outro tipo de usina de energia. Em teoria, essa pode ser uma fonte de energia quase perfeita, pois não há subprodutos perigosos e ela é tão eficiente quanto um motor de combustão interno médio. O maior problema é, e sempre tem sido, obtenção barata do hidrogênio.

Como o hidrogênio será obtido?

A razão dessa primeira usina de hidrogênio ser construída na Escócia é que ela fica próxima do Mar do Norte, onde fica o Sleipner Field, um campo massivo de gás natural sendo explorado e refinado pela companhia norueguesa StatoilHydro. O gás natural pode ser processado em hidrogênio com maior eficiência em relação ao custo e à produção de energia, com cerca de 80% da energia potencial vinda do gás natural sendo retida na forma de hidrogênio. Isso é feito através de um processo chamado recomposição de vapor. O gás natural é aquecido em temperaturas acima dos 1000 °C e combinado com vapor de água. O resultado são hidrogênio e dióxido de carbono. O hidrogênio pode ser colhido, engarrafado e condensado em líquido para facilitar o transporte, enquanto o dióxido de carbono pode ser descartado quando reinjetando no reservatório de gás natural.

Loading...
Loading ...
Loading ...