Como funciona o vácuo Venturi

Escrito por david mcguffin | Traduzido por deivid assis
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Como funciona o vácuo Venturi
Bombas de vácuo Venturi são muito usadas atualmente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

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Vácuo Venturi

A ideia de vácuo gerado pelo princípio de Venturi, ou vácuo venturi, já existia em teoria por quase 300 anos, desde os físicos que estudaram como os fluidos trabalhavam sob pressão. Daniel Bernouli e Giovanni Venturi são ambos responsáveis ​​por descobertas que levaram à bomba de vácuo venturi. O vácuo venturi utiliza o princípio Bernouli, que é também a razão científica de por que os aviões voam.

Bernouli and Venturi

Em 1700, Daniel Bernouli criou um teorema hoje conhecido como princípio Bernouli, no qual foi baseado o trabalho do físico italiano Giovanni Venturi, que criou um dispositivo que acelerou o fluxo de um fluido por "constrição em um conduto fechado em forma de cone".

O princípio Bernouli descreve um teorema onde um transdutor é colocado dentro de um tubo oco, produzindo vácuo forçando "ar comprimido através de um orifício limitante dentro de um canal". Quando o ar comprimido passa através do orifício, expande-se, aumentando a sua velocidade antes de sua entrada no canal. Por isso, uma área de pressão negativa é produzida na aréa de criação do vácuo, que é o espaço entre o canal e o orifício.

Aplicação do princípio Bernouli

Como resultado do trabalho de Bernouli e Venturi, um vácuo Venturi é criado por uma bomba com ar comprimido correndo por ela, no entanto, a bomba não tem partes móveis. O ar comprimido passa através da câmara inicial e, em seguida, através de uma pequena porta que se abre para uma outra câmara maior semelhante a inicial.

Bombas de multi-estágio versus bombas Venturi

Bombas de multi-estágio têm mais peças móveis, como válvulas anti-retorno que abrem e fecham a entrada de ar, a fim de ajudar na sucção de sujeira e detritos. Filtros de entrada, que muitas vezes podem ficar obstruídos, são necessários para proteger as válvulas. Quando os filtros de entrada estão obstruídos, ocorre uma perda no poder de sucção, causando uma parada na bomba para a manutenção do filtro ou para a sua substituição. Válvulas anti-retorno também podem precisar ser consertadas ou substituídas durante a vida útil da bomba.

As bombas Venturi têm muitas de suas diferenças comparadas com as bombas de multi-estágio operando em seu favor. O fator de ter um design reto ajuda a evitar o entupimento, que muitas vezes acontece nas outras bombas por conta de voltas e curvas. Por esta razão, as bombas venturi requerem muito pouca manutenção. Bombas venturi não tem nenhuma válvula, portanto não precisam de filtros. Elas, dependendo do modelo, têm a capacidade de ultrapassar em duas a sete vezes as bombas multi-estágio.

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