Mais
×

Como funciona um vaso com regador automático?

Um vaso com regador automático, ou rega-vaso, proporciona uma umidade constante às plantas e funciona bem para vegetais, plantas tropicais e outras que exigem solo úmido. A maioria dos vasos com regador automático, não precisa de colocação diária de água. Os estilos variam, e é interessante entender seu funcionamento para um melhor aproveitamento.

Um tubo de plástico funciona no lugar do pavio de algodão num vaso auto-irrigável (udra/iStock/Getty Images)

Vaso com reservatório acoplado na parte inferior

Um vaso auto-regado com um reservatório acoplado é irrigado de baixo para cima. Ele tem um espaço, na base, com água, ficando a terra acima do reservatório. Alguns furos na divisa entre o solo e o reservatório deixam passar os pavios ou cordas, que levam a umidade do reservatório para o solo, sem encharcá-lo. O tubo é usado para acrescentar água ao reservatório. O vaso pode ter uma saída de nível para a vazão do excesso de água. O reservatório precisa ser reabastecido em intervalos de 1 a 5 dias, dependendo do tamanho e localização, interna ou externa.

Vaso com reservatório externo

O reservatório, no sistema de pavio, fica fora do vaso. O reservatório, balde ou jarra de água fica acima do nível do vaso, e um pavio de algodão vai do reservatório ao solo. O solo tira água do reservatório através do pavio, à medida que seca. Este estilo de vaso é, normalmente, de fabricação caseira. O pavio pode ser uma tira de algodão cortada de uma camiseta, por exemplo, e este estilo serve para todo tipo de vaso. Um reservatório externo com sistema de pavio funciona temporariamente, transformando um vaso comum num automático, para ser usado quando a família viaja. É um reservatório fácil de monitorar, já que fica fora do vaso.

Escolha do vaso

Os vasos com reservatório acoplado são comercializados em diversos estilos e tamanhos, tanto para uso interno como externo, ornamentação ou horticultura. Os vasos maiores podem ser usados para múltiplas plantas, e os menores, para uma única. Os vasos suspensos também são fabricados com reservatório, mas ficam muito pesados e perigosos de usar. O vaso escolhido deve ter um tubo alimentador e uma vazão para o excesso de água. Alguns vasos têm um bocal duplo, abre-fecha, para abastecimento e vazão de água.

Dicas

A drenagem não é um problema para o vaso com regador automático, já que o solo absorve só a água necessária. Uma bandeja para pingos deve ser colocada sob o vaso para coletar respingos. Depois de plantar num vaso com regador automático, regue manualmente nos primeiros 7 a 14 dias, até as raízes se estabilizarem e começarem a sugar a água do reservatório. Acrescente, diariamente, uma pequena quantidade de água ao reservatório. Se a água vazar, ainda é necessário regar o vaso manualmente. Quando o nível de água começar a baixar, pare a rega manual e continue abastecendo o reservatório.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article