Mais
×

Como funciona um ventilador de torre?

Atualizada April 17, 2017
O ventilador de torre é uma alternativa mais eficaz do que o ventilador de teto tradicional (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Características básicas

Os ventiladores de torre oscilam como a maioria dos ventiladores comuns, mas têm uma área maior de cobertura e distribuição de circulação de ar (devido ao comprimento da abertura que se estende pela altura total do ventilador). Os ventiladores de torre oscilam sobre uma base de suporte e distribuem a circulação de ar em um ângulo de 90 graus. Este ângulo, combinado com a altura do aparelho, dá o ventilador de torre essa área maior de circulação de ar fresco. Um temporizador é incluído no painel de controle na maioria dos modelos, e ele pode ser configurado para operar por várias horas antes de se fechar para baixo (desligar). Os ionizadores tornaram-se padrão em ventiladores de torre modernos. Um botão ionizador está localizado no painel de controle para ativar a purificação do ar. Há também um filtro de ar removível que ajuda a impedir a propagação de pólen e poeira. Um conjunto de base de apoio é acoplado à base do motor para manter o ventilador de torre na vertical. Eles vêm com controles remotos para facilitar a operação. A principal característica dos ventiladores de torre é o design fino que permite que o dispositivo seja colocado em espaços que são demasiado estreitos para um aparelho comum.

Pás do rotor

O rotor do ventilador de torre fica abrigado dentro de um recipiente cilíndrico. As pás do rotor movem o ar através da coluna cilíndrica e, em seguida, para fora das aberturas do aparelho. Ao contrário de pás da hélice de um ventilador comum (que movem o ar no sentido horizontal), as pás do rotor do ventilador de torre movimentam o ar para cima e para baixo da coluna. A coluna cilíndrica tem aberturas e fechamentos que impedem ou deixam o ar passar. O rotor é quase tão alto quanto o ventilador de torre (até 76 centímetros em alguns modelos).

Ventilador de ar

O ventilador de ar contém um rotor que move o ar através de um eixo vertical. Uma entrada de ar está localizada ao lado da caixa do ventilador de torre. A entrada de ar se desloca para a guia. A partir da guia de ar, o fluxo se move para fora do orifício de saída. O ar é então distribuído desde o aparelho para o ambiente ao seu redor. Ele se movimenta em uma onda vertical, para fora do ventilador de torre, distribuindo ar fresco para o cômodo ao nível do chão.

Segurança

Alguns modelos de ventiladores de torre são mais propensos ao superaquecimento, devido ao design vertical do aparelho. O ar se move para cima através da caixa do ventilador, passando através de um espaço muito compacto. O calor se desloca na mesma direção (para cima), e o ventilador de torre tem mais componentes para o calor passar. Para reduzir o superaquecimento, um plugue polarizado com uma lâmina mais larga (um plugue que só pode ser inserido em uma tomada polarizada) é projetado para os melhores ventiladores de torre para evitar esse problema. Esses aparelhos nunca devem ser pulverizados com água ou colocados perto de janelas. O ventilador de torre precisa ser colocado em um lugar seco e limpo para melhor desempenho e segurança.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article