Como funcionam as bombas a vácuo?

Escrito por giselle diamond | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funcionam as bombas a vácuo?
As bombas a vácuo são usadas, inclusive, em aspiradores de pó (vacuum cleaner image by vb_photo from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Há muitos tipos diferentes de bombas a vácuo, mas sua função principal é impulsionar ar ou gases para fora de um recipiente. O ar ou o gás é sugado ou bombeado para fora, deixando o recipiente isento de qualquer ou da maioria das moléculas de ar ou de gás. Formas de bombas de vácuo são usadas em aspiradores de pó domésticos e comerciais, para a embalagem de alimentos a vácuo, ou para a embalagem a vácuo de outros objetos que você queira manter protegidos. O tipo de bomba a vácuo discutido neste artigo são as de vácuo absoluto, usadas para sugar todas as moléculas de ar e gás de um recipiente; estes de vácuos são usados em aplicações de treinamento espacial.

Bombas de transferência e como funcionam

Também chamadas de bombas cinéticas, esses tipos de bombas criam momento linear por meio de um pistão ou dispositivo similar a um propulsor que empurra o gás ao redor das peças internas da bomba, fluindo continuamente da entrada para a saída da bomba. O pistão ou a outra peça móvel da bomba acelera as moléculas de gás e ar, criando uma área de baixa pressão. As moléculas de gás e ar começam a se afastar da região de baixa pressão e escapam através da válvula de saída da bomba. Quando a quantidade desejada tiver sido removida da câmara com vácuo, uma válvula de fechamento é colocada em vigor para impedir as moléculas de serem sugadas de volta para o recipiente.

Bombas de aprisionamento e como funcionam

Para funcionarem com mais eficácia, as bombas de aprisionamento, também conhecidas como bombas de captura, normalmente são colocadas dentro do recipiente que está recebendo a aplicação de vácuo. Esses tipos de bombas funcionam usando reações químicas. Por exemplo, algumas bombas de aprisionamento funcionam removendo a condensação ou a fina camada criada pelas moléculas no ar quando reagem quimicamente às superfícies internas da bomba.

A física do vácuo

A informação básica que você precisa saber para entender como os vácuos funcionam é como as regiões de baixa pressão alimentam o sistema de vácuo. As moléculas no ar não gostam das áreas de baixa pressão e se apressam em escapar imediatamente para áreas de pressão mais elevada. Os tornados são excelentes exemplos de vácuos naturais, criando um caos tão grande que as moléculas de ar e gás procuram rapidamente por áreas de pressão mais elevada.

Aplicações práticas

As bombas de transferência são as bombas de vácuo mais comuns usadas em aplicações do dia a dia. As bombas de selagem a vácuo para sacos de armazenamento de alimentos são pequenas bombas de transferência que sugam o ar para fora dos sacos de armazenamento.

Outras bombas a vácuo

Outras bombas criadas para remover o ar a vácuo podem ser alimentadas por um bulbo comprimível, parecido com a bomba manual de um esfigmomanômetro, que funciona para extrair o ar do recipiente.

Poder do vácuo

O poder do vácuo é usado não somente para criar espaço de armazenamento hermético, como instalações de treinamento ou experimentos, mas também é usado para remover gordura e anomalias do interior do corpo humano, cravos e espinhas da pele e até mesmo para combater problemas de disfunção erétil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível