Como funcionam uma chave de ignição e um solenóide?

Escrito por david eiranova | Traduzido por bruno laget
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Como funcionam uma chave de ignição e um solenóide?
Entenda o processo de dar a partida no carro (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

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Visão Geral

Isso acontece milhares de vezes ao longo da vida útil de um automóvel, e parece um evento trivial -- a chave de ignição é girada e o carro é ligado. Mas o que acontece na verdade pode envolver até quatro circuitos diferentes. O processo emprega os princípios do eletromagnetismo -- tudo isso para o simples ato de ligar um carro.

O interruptor da ignição e o solenóide de partida

O interruptor da ignição, normalmente localizado no eixo do volante, tem uma conexão direta com a bateria que transmite corrente para o solenoide de partida. Este último pode estar dentro ou adjacente ao motor de arranque. Algumas vezes, há um transmissor de partida que abre este circuito e é ativado pelo interruptor de ignição. Um transmissor é a forma que um circuito é controlado pela corrente de um circuito separado. O solenoide de partida é essencialmente um grande transmissor. Quando o interruptor da ignição se abre, uma pequena corrente é fornecida ao solenoide de partida, que então abre o circuito que opera o motor de arranque. Este circuito utiliza uma grande quantidade de corrente. Esta função do solenoide de partida é cumprida através de um núcleo e uma bobina dentro dele. Quando a corrente flui através do núcleo, cria um campo magnético que empurra a bobina para baixo. Um disco de metal ligado à bobina faz o contato entre dois terminais que conectam a bateria diretamente à ignição. Adicionalmente, a maior parte dos solenoides de partida fará também com que a pequena engrenagem no motor de arranque engrene com os dentes do volante, permitindo por em marcha o motor.

Problemas

Problemas com o interruptor da ignição podem resultar em uma situação onde o carro não dá partida (falha do motor de arranque) ou o motor de arranque pode não parar quando a chave é solta da posição de ignição. Isto pode acontecer porque os contatos no interruptor estão gastos ou queimados. Para testar isso, use uma luz de teste em contato com o terminal de partida do solenoide. Um bom interruptor de ignição acenderá a luz quando a chave der a partida. Se a luz não acende, ou um interruptor está defeituoso ou há um fio solto no circuito. Problemas com o solenoide de partida incluem falha da ignição ao dar marcha (o que às vezes vem acompanhada de um barulho de clique) e a falha do solenoide ao se soltar do volante. Marcha lenta pode indicar que o disco que abre o circuito entre a bateria e a ignição está queimado ou defeituoso, reduzindo assim a quantidade de corrente que alcança a ignição.

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