Mais
×

Como funcionam as máquinas de refrigerante em lanchonetes?

Atualizado em 23 março, 2017

Máquinas de refrigerante de lanchonetes servem diversas bebidas frescas instantaneamente com o simples toque de um botão, mas não da maneira que muitos clientes imaginam. No lugar de enormes tanques com nossas bebidas favoritas, escondidos fora de vista do cliente, a serem bombeados conforme a demanda, estas máquinas usam um método engenhoso para assegurar que cada drinque servido esteja fresco e gelado, com o exato gosto que esperamos ter.

Máquinas de refrigerante permitem que os próprios clientes se sirvam (glass of soda image by Kalani from Fotolia.com)

Xarope

Os refrigerantes destas máquinas não são dispensados ​​já prontos. Em vez disso, a máquina começa com uma base de xaropes pré-misturados, distribuídos pela própria empresa de bebidas, e que diferem para cada refrigerante. O xarope vem em um saco de polímero em uma caixa de papelão, com um bico de conexão plástico na sua parte superior. O xarope é ligado à máquina de bebidas com uma mangueira hermética que o transfere para um dispensador.

Água

Conforme o xarope é puxado para dentro da máquina, ele é misturado com água que vem de uma canalização conectada ao interior da máquina. Usar água fria permite que a máquina sirva sua bebida a uma temperatura baixa, sem ter que usar qualquer tipo de refrigeração. A qualidade da água local afeta o sabor final da máquina de refrigerantes.

CO2

O dióxido de carbono (CO2) dá ao refrigerante seu gás. As máquinas de refrigerante misturam o CO2 com o xarope e a água dispensada através de um tanque de aço inoxidável, ligado à máquina por meio de uma mangueira de vácuo. A máquina é calibrada para misturar o CO2 na exata taxa necessária para dar à sua bebida o gosto que deve ter.

Dispensadores

O mecanismo de distribuição da máquina é simples: o xarope de cada bebida é ligado a um distribuidor identificado pela sua marca de bebida. Quando um copo é colocado sob cada dispensador e pressionado contra a barra de liberação, o xarope, água e CO2 são simultaneamente dispensados ​​na proporção correta para criar a sua bebida. A máquina também permite que as proporções de mistura sejam ajustadas pelas lanchonetes para garantir que o produto final seja fiel ao original.

Gelo

Estas máquinas também fornecem gelo, além de bebidas, geralmente por meio de uma barra de liberação semelhantes àquelas para dispensar as bebidas. A barra abre a calha de gelo que se forma na parte superior da máquina, distribuindo o gelo de acordo com o comando do cliente. O gelo é adicionado à tremonha a partir de uma máquina de gelo separada, pois a de bebida não fabrica o seu próprio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article