Como funcionam os solenóides de CA e CC

Escrito por michelle kerns | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funcionam os solenóides de CA e CC
Os solenoides são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica em energia mecânica (electricity image by ivan gusev from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Aspectos

Os solenoides são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica em energia mecânica. O tipo mais comum usa o campo magnético criado a partir de uma corrente elétrica como o gatilho para a produção de um empurrão ou puxão, que origina o movimento de objetos, tais como entradas, válvulas, chaves e trincos.

O tipo mais simples de solenoide depende de dois componentes para funcionar: um fio isolado (ou esmaltado), em forma de uma bobina apertada, e uma barra sólida de ferro ou de aço. Essa barra é ferromagnética, uma propriedade que lhe permite funcionar como eletroímã quando exposta à corrente elétrica.

Os solenoides não são exclusivamente eletromagnéticos. Outros tipos, tais como os pneumáticos, utilizam o ar, em oposição a campos magnéticos, para criar energia mecânica. Os solenoides hidráulicos utilizam a pressão do fluido hidráulico em um cilindro cheio dele.

Os solenoides que dependem da queda de corrente eléctrica se classificam em duas categorias principais: solenoides que dependem de CA (corrente alternada) como fonte de alimentação e solenoides que dependem de CC (corrente contínua).

Funcionamento

Enquanto os solenoides de CA e CC usam diferentes tipos de corrente, ambos funcionam da mesma maneira básica. Quando o fio bobinado e isolado do solenoide recebe corrente elétrica, o campo magnético produzido atrai fortemente a barra. Esta, que está ligada a uma mola de compressão, se move junto à bobina e permanece ali até que a corrente seja interrompida, mantendo a mola sob pressão o tempo todo. Quando a corrente é desligada, a mola comprimida força a barra a voltar à sua posição original.

A força criada pela mola sobre a barra é o que dá ao solenoide sua utilidade em dispositivos que dependem de um número de peças diferentes, que devem ser ativadas em sucessão rápida.

Comparação

Há um certo número de diferenças entre os solenoides de CA e CC. Os de corrente contínua são mais silenciosos e funcionam mais lentamente do que os solenoides de CA; no entanto, são menos poderosos.

Os solenoides de CA podem correr o risco de queimar se sofrerem danos, e permanecem presos na posição aberta (corrente completa) por muito tempo. A corrente que corre através de um solenoide de CA começa com uma primeira onda extremamente forte, que depois cai para um nível normalizado. Se o solenoide permanece aberto por muito tempo e recebe muito desta primeira onda de corrente máxima, pode danificar permanentemente o dispositivo. Por outro lado, os de CC não experimentam alterações nas correntes e não correm o risco de ser danificados pela corrente.

Os circuitos de CC podem utilizar solenoides AC sem nenhum problema, mas os de corrente contínua não podem ser utilizados em outros circuitos sem tornarem-se ruidosos e sobreaquecer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível