Funções e deveres do RH

Escrito por jillian peterson Google | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Funções e deveres do RH
A equipe do RH é responsável por muitas funções e atribuições que envolvem os funcionários da empresa (business_partnership image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

O Departamento de Recursos Humanos (RH) tem uma ampla gama de funções e deveres que envolvem recrutamento, treinamento, motivação e retenção de funcionários. Além disso, o RH garante a conformidade com as leis trabalhistas, administra benefícios e gerencia conflitos dentro da organização.

Outras pessoas estão lendo

Recrutamento

O recrutamento e a seleção de funcionários é um processo que requer planejamento adequado para ser eficaz. Departamentos de RH são muitas vezes responsáveis ​​pela realização de análise de emprego, terceirização de candidatos através de sites, recrutamento direto e rede de empregos, entrevistas, teste de candidatos e gestão dos processos de contratação. Isso muitas vezes envolve a colaboração com outros profissionais de gestão para avaliar as necessidades de pessoal e o desenvolvimento de estratégias de recrutamento pró-ativas para minimizar a frequência e duração das vagas.

Treinamento

O departamento de Recursos Humanos, muitas vezes é responsável pela orientação, segurança e treinamento da liderança. Além da formação relacionada com o emprego básico, a maioria dos departamentos de RH lidam com o treinamento de segurança e são responsáveis ​​por garantir a segurança e os padrões de risco no local de trabalho. Para garantir o cumprimento destes regulamentos, o departamento de RH deve desenvolver programas de treinamento que ensinam técnicas adequadas de segurança no trabalho.

Fidelização

Por causa dos altos custos associados à rotatividade de funcionários, uma função-chave do departamento de Recursos Humanos é encontrar maneiras de reter os funcionários. Programas de fidelização muitas vezes consistem em formação, desenvolvimento e outros incentivos para manter os funcionários satisfeitos com os seus empregos.

Gestão de benefícios

Gestores de recursos humanos desenvolvem planos de benefícios a empregados e garantem que eles sejam devidamente geridos. Esses benefícios incluem muitas vezes os planos médicos, odontológicos, poupança e aposentadoria, tempo flexível, tempo de férias, reembolso de matrícula e treinamento avançado.

Além dos benefícios dos empregados, o departamento de Recursos Humanos gerencia o desemprego e a elaboração de relatórios e pedidos de indenização do trabalhador.

Leis trabalhistas

Muitas leis governam as maneiras pelas quais os empregadores interagem com os seus funcionários. O departamento de Recursos Humanos controla as alterações destas leis e garante que os padrões sejam cumpridos em conformidade com as mesmas. Algumas das leis trabalhistas mais comuns que afetam os profissionais de RH envolvem salários, discriminação, assédio, saúde e segurança ocupacional. O departamento de RH pode desenvolver programas de formação e medidas para assegurar o cumprimento de relatórios, mas o objetivo geral é o de minimizar a responsabilidade e os litígios resultantes de reivindicações.

Resolução de conflitos

O departamento de Recursos Humanos é o meio pelo qual os empregados podem interpor as suas reclamações sobre o ambiente de trabalho ou interagir com a equipe gerencial. Quando um funcionário traz uma denúncia ao pessoal do RH, a denúncia deve ser investigada e relatada para garantir a conformidade com todas as leis trabalhistas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível