Economia

As funções de um gerente de compras

Escrito por louise balle | Traduzido por fabiana silva

Se você pretende trabalhar como um gerente de compras, quer seja em sua própria empresa ou em outra companhia, é preciso conhecer as responsabilidades exigidas pelo cargo. Os gerentes de compras são os funcionários-chave em praticamente todas as empresas que precisam usar ferramentas e suprimentos tangíveis para a realização de seus negócios.

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Solicitar e reorganizar os suprimentos

Quando uma pessoa ocupa o cargo de gerente de compras, uma das suas principais funções é a de comprar suprimentos para os trabalhadores. Existem dois tipos de compradores dentro de uma empresa, aquele cuja tarefa é focar na gestão dos suprimentos para ajudar os funcionários e aquele que visa comprar produtos para a revenda. O gerente de compras é responsável por gerar e enviar os pedidos de compra para os fornecedores, quando necessário.

Buscar e negociar transações

O gerente de compras é responsável por encontrar os melhores negócios para os suprimentos que a empresa precisa. Isso pode incluir visitar eventos, conferências e feiras do setor, onde são apresentados os produtos de potenciais fornecedores. Os compradores também podem ter de testar cuidadosamente os produtos antes de comprá-los para a empresa. Esses profissionais também devem negociar com os representantes de vendas, a fim de garantir descontos e condições de pagamento para os suprimentos comprados que se encaixem no orçamento da empresa.

Comunicação com outros departamentos

Outra responsabilidade fundamental de um gerente de compras é monitorar os níveis de estoque dos suprimentos que ele compra para a empresa. Ele deve manter uma comunicação regular com o gerente de estoque, para manter-se continuamente informado sobre os níveis dos suprimentos e para que possa determinar o melhor momento de fazer um novo pedido. O gerente de compras também precisa estar sempre em contato com o departamento de contas a pagar para informar sobre os pedidos de compra realizados. Ele deve fornecer os detalhes do acordo de compra firmado com cada fornecedor, para que o departamento emita os pagamentos corretos para os fornecedores, dentro do prazo.

Gerenciar funcionários

Outra função de alguns gerentes de compras é supervisionar outros funcionários que trabalham no departamento. Se ele trabalhar em uma grande corporação, que requer pedidos frequentes e de grandes quantidades de suprimentos, ele provavelmente terá de supervisionar outros trabalhadores. As funções de supervisão incluem delegar as contas de fornecedores para funcionários específicos e garantir que todos mantenham contato permanente com os outros departamentos da empresa.

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