Educação e ciência

Funções dos orgãos humanos

Escrito por lysis | Traduzido por rafael affonso de andré
Funções dos orgãos humanos

Cada sistema do corpo tem seus órgãos que provém as funções necessárias para a vida

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Cada sistema do corpo tem seus órgãos que provém as funções necessárias para a vida. Cada órgão humano é feito de tecidos que permitem que ele faça suas funções. Por exemplo, as proteínas sintetizadas nos pulmões são completamente diferentes das sintetizadas no coração. Os sistemas do corpo humano incluem o digestivo, nervoso, cardiovascular, endócrino, linfático e respiratório. Esses sistemas possuem órgãos que fazem as funções diárias que mantêm o corpo vivo.

Outras pessoas estão lendo

Cérebro

O cérebro é o controlador central do corpo humano. Ele é parte do sistema nervoso, que manda impulsos elétricos para o corpo para que ele realize as funções voluntárias e involuntárias. O cérebro mantém o coração bombeando sangue, dá aos músculos controle voluntário e permite que a memória e a capacidade de pensar funcionem. O cérebro recebe, também, informações sensoriais, como a visão, o tato, a audição e o olfato.

Coração

O coração é parte do sistema cardiovascular e é responsável por levar o sangue aos tecidos do corpo. O sangue carrega o oxigênio e os glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. O coração recebe sangue desoxigenado das veias e o bombeia até os pulmões, onde as células do sangue pegam mais oxigênio para distribuir pelo corpo. O sangue, então, volta ao coração e é bombeado para todos os demais órgãos do corpo.

Pulmões

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os pulmões são os órgãos responsáveis pela troca de oxigênio. Eles possuem pequenos bronquíolos, que têm como função absorver oxigênio e eliminar dióxido de carbono. O sangue oxigenado é, então, enviado novamente ao coração para nutrir os tecidos com o oxigênio necessário. Os pulmões possuem também pequenos cílios que expelem para fora do pulmão qualquer objeto estranho. Esse processo gera a tosse para manter os pulmões livres de bactérias, sujeira e fumaça. Fumar faz com que essas células morram, dificultando a limpeza dos pulmões.

Estomago e intestinos

O estomago é o órgão que recebe a comida e a envia para os intestinos para que eles façam a digestão e a absorção de nutrientes. O pâncreas e a vesícula biliar provêm a quebra de enzimas do alimento que está no estômago, dando ao intestino moléculas pequenas para absorver. O sistema digestivo é também responsável pela absorção de água, que ocorre no intestino grosso. As sobras metabólicas são enviadas até o cólon e depois eliminadas através das fezes.

Os rins

Os rins fazem parte do sistema endócrino. Esses órgãos são responsáveis pela filtragem necessária para evitar o acúmulo de resíduos nos tecidos, como por exemplo o nitrogênio, que é resíduo do catabolismo proteico. Ele é prejudicial ao corpo, então os rins o retiram do sangue e o excretam em forma de ureia. Os rins são também responsáveis pela reabsorção de água, onde as substâncias que o organismo precisa, como a água e o sódio, são enviados de volta ao corpo enquanto os resíduos sem utilidade são excretados pelos nefrônios dos rins.

Mais galerias de fotos

Referências

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media