Funções e responsabilidades de um diretor de marketing

Escrito por susan s. davis | Traduzido por marcela machado
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Funções e responsabilidades de um diretor de marketing
Os diretores de marketing desempenham um papel fundamental em qualquer organização (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Os diretores de marketing desempenham um papel fundamental em qualquer organização. Eles participam do gerenciamento de vendas, relações públicas, publicidade, comunicações, promoções, desenvolvimento de produtos, distribuição, pesquisa de mercado, determinação de preços e atendimento ao cliente.

Outras pessoas estão lendo

Pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos e determinação de preços

Os aspectos altamente analíticos da pesquisa de mercado e da determinação dos preços são áreas com as quais um diretor de marketing tem que lidar diariamente, tanto antes como durante e depois da fase de desenvolvimento de produtos.

Gerenciamento de vendas e distribuição

O diretor de marketing deve aprender os principais conceitos e ideias práticas para implementar estratégias de gerenciamento de vendas na distribuição de produtos e serviços.

Publicidade, comunicações e divulgações

Um diretor de marketing também participa de aspectos criativos de uma organização, como publicidade e divulgações.

Relações públicas e atendimento ao cliente

As relações públicas e o atendimento ao cliente são aspectos importantes do processo de vendas de qualquer empresa. Os diretores de marketing podem ser diretamente responsáveis pela supervisão das atividades de relações públicas e pelo direcionamento dos programas de publicidade. Eles também participam do gerenciamento geral de crises e satisfação do público.

Supervisão de subordinados

Além de realizar uma grande variedade de responsabilidades específicas, os diretores de marketing também devem supervisionar seus subordinados.

Responsabilidades relacionadas

Os diretores de marketing lidam com muitos recursos que estão além de sua especialidade. As áreas externas de marketing, como produção, tecnologia e aspectos jurídicos e financeiros, podem causar impactos diretos sobre os objetivos de marketing. Isso gera aos diretores de marketing uma responsabilidade muito maior -- mais até do que a de qualquer outro diretor na maioria das empresas -- de influenciar os colegas de trabalho a alcançarem os objetivos.

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