Funções do sistema muscular esquelético

Escrito por kristen schnurman | Traduzido por vanessa arnaud

Outras pessoas estão lendo

Funções do sistema muscular esquelético

A musculatura esquelética é responsável pelos movimentos voluntários

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

Função

A musculatura esquelética possui três funções principais. Em primeiro lugar, atua integrando os ossos aos músculos para produzir movimento. Em segundo, proporciona estabilidade. E, finalmente, produz calor, sendo muito importante na regulação da temperatura corporal. Os músculos esqueléticos apresentam três importantes características que permitem sua funcionalidade, incluindo excitabilidade, contratibilidade, elasticidade e extensibilidade.

Movimentos

A excitabilidade e a contratibilidade do músculo esquelético se referem às suas reações aos impulsos elétricos nervosos. A excitabilidade consiste na capacidade de resposta do músculo ao estímulo, e a contratibilidade se refere à capacidade de se contrair de forma potente. Um impulso elétrico, o potencial de ação, é levado de uma célula nervosa para uma célula muscular. Quando o potencial de ação chega ao final da célula nervosa, é traduzido em um sinal químico e direcionado a uma célula muscular específica. A célula se contrai em resposta ao sinal recebido. A musculatura esquelética retorna ao seu tamanho original após ser contraída ou estendida. A habilidade de retornar ao estado de repouso é chamada elasticidade. Os músculos são ligados aos ossos por tendões, então, quando a musculatura se contrai e encurta, o tendão é puxado e movimenta os ossos. Os músculos podem apenas puxar os ossos para produzir movimentos, mas nunca empurrar. Então, para que os membros possam ser movidos em várias direções, os músculos normalmente possuem opositores.Por exemplo, os bíceps, localizados na parte superior do braço, flexionam, enquanto os tríceps -- grupo muscular oposto ao bíceps -- estendem o braço. A capacidade de extensão do músculo esquelético é chamada extensibilidade. Os músculos podem ser estendidos além do normal, normalmente como resultado de uma lesão. Essa situação é chamada de distensão muscular.

Estabilização

Os músculos proporcionam a estabilidade das articulações, formadas nos pontos de encontro entre dois ossos. As pontas de ossos que se encontram e se articulam uma sobre a outra são cobertas por uma cartilagem que reduz a fricção durante o movimento. Entretanto, a cartilagem não é capaz de criar uma ligação forte entre os ossos. Os ligamentos ligam um osso a outro, mas a maior parte da estabilidade é conferida pelos tendões. Os tendões ligam um osso a um músculo e, assim, são mantidos firmes pela musculatura. Os músculos mantém uma pequena contração mesmo quando em repouso, chamada de tônus muscular. O tônus é importante para manter as articulações firmes. A musculatura esquelética também é importante na manutenção da postura. Os músculos realizam pequenos ajustes o tempo todo para nos manterem sentados ou em pé. Sem a musculatura, o corpo perderia a batalha contra a gravidade -- força que está constantemente nos puxando para o chão.

Temperatura corporal

Os músculos esqueléticos correspondem a cerca de 40% da massa muscular total. Quando os músculos se contraem, ocorre produção de calor. Como o sistema esquelético constitui uma porção significativa da massa corporal, é crucial na manutenção da temperatura adequada. A maior parte das reações químicas que ocorrem no corpo – incluindo funções enzimáticas e reações metabólicas – possuem uma temperatura ótima, em torno de ou 37 º C. Se você já se perguntou por que trememos quando estamos com frio, a resposta é que os tremores são pequenas contrações musculares. Assim, constituem um mecanismo empregado pelo corpo para restaurar a temperatura ideal.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media