Fundamentos do polo aquático

Escrito por paul cartmell | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fundamentos do polo aquático
O polo aquático chegou aos EUA em 1888 (water polo series image by Chad McDermott from Fotolia.com)

De acordo com o website Western Water Polo, o polo aquático é um esporte jogado por dois times de sete jogadores. É praticado em uma piscina, que pode ter que ser adaptada para o esporte, caso não tenha sido especificamente construída para essa finalidade.

Outras pessoas estão lendo

História

A origem do polo aquático é inglesa e data do século 19, de acordo com o website Athletic Scholarships. Ele foi inventado como um tipo de rúgbi jogado em rios e lagos pela Inglaterra, e seu nome é uma variação inglesa da bola inflável "pulu", originada na Índia e usada nas primeiras partidas. As regras iniciais do esporte foram introduzidas pelas Associação de Natação de Londres, e foram rapidamente sobrescritas por variantes criadas na Escócia que enfatizavam velocidade e passes, ao contrário do jogo físico proposto pelas regras inglesas. A popularidade do esporte cresceu rapidamente, e o jogo se tornou a primeira competição por equipes inclusa nas Olimpíadas modernas, em 1900, e é até hoje o esporte por equipes mais antigo ainda presente nos Jogos.

Regras

O site Western Water Polo explica que o polo aquático exige seis jogadores de linha e um goleiro. A meta do jogo é a marcação de mais gols do que o time adversário. Cada partida é jogada em cinco períodos que consistem de cinco a oito minutos, a depender do nível dos jogadores.O tempo corre quando a bola sai de jogo, como no caso de marcação de gol ou saída da piscina usada para a partida. Gols são marcados ao acertar a bola na rede atrás do goleiro, e cada time tem 30 segundos de posse para fazer o arremesso.

Marcações da piscina

De acordo com o website Sport Spectator, a área usada para um jogo de polo aquático é retangular e mede entre 10 e 20 metros de largura e entre 20 e 30 metros de comprimento. As piscinas não podem ter menos de 2 metros de profundidade, e os jogadores não podem tocar o fundo durante as jogadas, de acordo com a Ontario Water Polo Association. Ela é demarcada por diversas linhas, incluindo faixas brancas nos gols e no centro do campo. Três outras linhas marcam cada metade dela em diferentes distâncias do gol, incluindo a linha vermelha (ou linha de dois metros), que não pode ser invadida por um jogador ofensivo sem a bola.

Faltas

Há três tipos de faltas descritas pelo site Sport Spectator - as infrações comuns, as de exclusão e as penalidades. Uma falta comum é a violação de uma das regras menores, como por exemplo a violação do relógio de arremesso, que resulta em um tiro livre contra o time que a cometeu. O Sport Spectator diz também que faltas de exclusão são mais sérias do que as comuns, e incluem a interferência de tiro livre: ao cometê-las, o jogador é excluído da partida por 20 segundos. Uma penalidade, ou pênalti, é cobrada na linha de quatro metros em frente ao gol e é resultada de uma oportunidade clara de gol sendo bloqueada por uma falta.

Cores

Os times são diferenciados por toucas de natação de cores diferentes, diz o Sport Spectator. O time da casa geralmente veste uma touca escura, e o visitante, toucas brancas. Os goleiros são destacados dos outros jogadores por vestir uma touca de cor diferente, geralmente vermelha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível