Mais
×

O que faz o fundo de uma piscina ficar áspero?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao instalar uma piscina, você deve imaginar um oásis em seu quintal para a família inteira. O que você não deve imaginar é que problemas podem surgir, como o piso dela ficar áspero. As possíveis causas das mudanças de textura podem variar, dependendo do tipo de piscina que você tiver e como ela foi instalada.

O fundo de piscinas de concreto e fibra de vidro pode ficar com áreas ásperas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Depósitos de cálcio

Um fato que é consenso entre todas as pessoas que têm piscina é que manter o pH adequado é imprescindível. Sem isso, sua piscina fica suscetível ao desenvolvimento de algas. Manter um pH perfeito o tempo todo não é sempre possível, o que não deixa outra alternativa para os donos senão dar um "choque" na piscina com hipoclorito de cálcio. Um efeito colateral desagradável desse produto é sua tendência a deixar depósitos ásperos nas laterais e no fundo das piscinas. Esse problema é mais frequente em piscinas de concreto. Se o fundo e as laterais da piscina ficarem tão ásperos que você não consegue mais aproveitá-la, a solução será esvaziar e refazer o acabamento dela.

Bolhas osmóticas

Se você tiver uma piscina de fibra de vidro com revestimento de vinil, os pontos ásperos que sente sob os pés são provavelmente bolhas osmóticas, que ocorrem quando as moléculas de água atravessam o revestimento e entram em contato com a resina de poliéster que dá forma à piscina. As moléculas de água e de poliéster se combinam quando entram em contato, formando pequenas protuberâncias duras sob o revestimento. As piscinas de fibra de vidro normalmente têm uma camada de resina éster vinílica entre a resina de poliéster e o revestimento. A resina éster vinílica impede as moléculas de água de entrarem em contato com a resina de poliéster e formar bolhas osmóticas. Se a resina vinílica se desgastar em certas partes ou tiver sido aplicada incorretamente, as bolhas osmóticas — e áreas ásperas e protuberantes no revestimento — surgirão.

Revestimento texturizado

Se o revestimento de sua piscina de concreto tiver sido trocado ou uma nova camada de resina tiver sido aplicada na piscina de fibra de vidro recentemente, a aspereza pode ser decorrente dessa intervenção. Porém, isso não é um problema, visto que os revestimentos texturizados são projetados para oferecer uma tração adicional quando as pessoas caminharem pela piscina. Essa medida não apenas evita quedas quando alguém for entrar na piscina, como também impede que quem estiver dentro dela escorregue ou submerja sem querer quando estiver na parte mais rasa.

Detritos

Com o passar do tempo, os sedimentos e detritos que caem na água da piscina afundam, depositando-se no fundo. As folhas e galhos que caem na água podem ser vistos facilmente, porém a areia que chega ao fundo da piscina muitas vezes fica invisível. Embora nem sempre você consiga enxergar a areia, não será difícil sentir sua textura áspera sob os pés. Uma simples aspirada removerá a terra e outros detritos pequenos que se acumulam no fundo da piscina. A empresa Par Pool & Spa, de Connecticut, EUA, observa que aspirar a piscina semanalmente é suficiente nas épocas em que ela estiver sendo utilizada com frequência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article