Mais
×

Como fazer um fungicida caseiro para o míldio em begônias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O míldio é um problema comum com as begônias e é fácil de identificar pelas manchas brancas a acinzentadas de aparência semelhante a uma teia de aranha crescendo nas folhas, caules ou flores. As begônias com míldio também podem ser vulneráveis a um fungo ainda mais perigoso que eventualmente poderá matar a planta. Se não tratadas, deixarão manchas marrons na planta, desfigurando-a e comprometendo a saúde de sua begônia. Tente usar um fungicida caseiro em vez de produtos químicos.

Instruções

  1. Remova as folhas danificadas usando uma tesoura de poda afiada. Não remova mais do que a metade das folhas da begônia, se precisar. Se as hastes estiverem seriamente infectadas, remova-as também, mas corte somente de três a quatro hastes de toda a planta. Remover mais que isso causará danos à planta.

  2. Limpe qualquer míldio restante na planta, com um pano macio, antes de tratá-la. Se suas begônias estão em uma grande área no quintal, lave-as com uma mangueira para retirar o míldio.

  3. Misture duas colheres de sopa de óleo de neem a uma colher e meia de sabão líquido suave ou natural em quatro litros de água. De acordo com a Universidade de Agricultura e Recursos Naturais da Califórnia (University of California Agriculture and Natural Resources), o óleo de neem pode matar o míldio e proteger a planta contra futuras infecções. Muitos fungicidas vendidos possuem o óleo de neem como um ingrediente ativo. Coloque a mistura dentro de um borrifador e aplique na begônia infectada.

    Receita alternativa de fungicida

  1. Misture o leite desnatado com a água na proporção de duas partes de leite diluído para quatro partes de água. Use somente leite desnatado para evitar qualquer odor desagradável do leite na planta. Os aminoácidos e sais são ingredientes importantes, mas a gordura não é necessária. A Universidade do Jardim Botânico de Washington ( The University of Washington Botanical Gardens ) diz que esse fungicida caseiro também poderá ser usado como uma medida preventiva contra o míldio na begônia.

  2. Borrife a mistura de leite uma vez por semana em toda a begônia infectada. Certifique-se de borrifar também do lado de baixo das folhas.

  3. Use essa mistura de leite pelo tempo necessário. Ela não prejudicará sua planta e é um dissuasivo natural para novas infestações de míldio.

Dicas

  • Evite o míldio mantendo a sua begônia em uma área bem ventilada ao sol. Não sobrecarregue ou regue demais suas begônias; o míldio aparece quando a planta não está recebendo bastante circulação de ar e muita água ou umidade.

O que você precisa

  • Óleo de Neem
  • Leite desnatado
  • Sabão líquido suave ou natural
  • Borrifador
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article