×
Loading ...

Fungos em azaleias

Atualizado em 17 abril, 2017

As azaleias são uma versão menor e caducifólia dos rododendros, cultivadas por seu apelo paisagístico e sua rusticidade. Tal como os rododendros, as azaleias são propensas a vários tipos de doenças fúngicas, algumas das quais podem ser prevenidas ou tratadas, e outras que não podem.

A azaleia é comumente usada em projetos de paisagismo (azalea macro image by nTripp from Fotolia.com)

Identificação

Os fungos podem cobrir as folhas da azaleia com um pó esbranquiçado, tornar a cor das hastes e dos caules vermelho escuro, revestir as flores com um pó cinza, deixar as bordas das folhas marrons ou pretas, ou fazer as folhas, as flores ou o arbusto inteiro crescerem menores e mais fracos do que em anos anteriores.

Loading...

Tipos

Os tipos comuns de doenças fúngicas que afetam a azaleia incluem a galha, a mancha das flores, o oídio, o mofo cinzento, a queima de folhas e a podridão das raízes. Cada fungo manifesta-se de forma diferente.

Causas

Os fungos infectam a azaleia quando o solo é pobre em matéria orgânica ou não drena bem. As doenças também ocorrem quando a planta é excessivamente mantida sob a sombra, em umidade constante, ou quando o fungo espalha-se de um arbusto para outro.

Prevenção

Em algumas condições, é quase impossível evitar que os fungos ataquem as azaleias. Por exemplo, o oídio desenvolve-se em climas úmidos, independentemente da maioria das medidas preventivas adotadas pelos jardineiros. Corrija o solo com matéria orgânica, plante as azaleias no sol e evite regas excessivas para tentar prevenir as doenças fúngicas.

Tratamento

Remova imediatamente as folhas, as flores e os ramos infectados para evitar a propagação da doença. Trate o solo em torno da azaleia com um fungicida. Se o dano for grave ou você continuar a ver sinais de fungos, remova completamente o arbusto infectado e examine as plantas vizinhas em busca de sinais de fungos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...