Fungos brancos em tomates

Escrito por erin maurer | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fungos brancos em tomates
Tomates saudáveis vêm de horteiros informados e proativos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Cultivar o tomate perfeito requer que você fique atento em vários problemas potenciais. Compreender as doenças causadas por fungos comuns e outras questões que afetam o plantio de tomate ajuda o horteiro de fim de semana a proteger sua plantação de tomate. A evidência de um fungo branco no pé de tomate pode ser uma indicação de várias condições, incluindo mofo branco, míldio e oídio. Analise cuidadosamente os sintomas ou contate um especialista em agricultura para um diagnóstico, a fim de combater o problema corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Mofo branco

O Sclerotinia sclerotiurum, também conhecida como mofo branco, é uma doença fúngica comum que afeta muitas culturas diferentes, incluindo tomates. Seus sintomas começam quando plantas infectadas desenvolvem uma aparência encharcada de água. Na maioria das vezes, esses sintomas se desenvolvem no caule principal da planta próximo ao solo. À medida que avança, as plantas murcham e morrem. Os caules infectados muitas vezes racham e se abrem revelando um fungo branco, com textura de algodão com bolinhas pretas. Ele ocorre em clima frio, úmido, muitas vezes depois de grandes quantidades de chuva.

Míldio

Os tomates infectados com míldio frequentemente desenvolvem manchas verdes que começam nas bordas das folhas. Conforme a doença progride, as manchas são rodeadas por auréolas amareladas ou marrons, desenvolvendo uma aparência de "alvo". Durante o tempo úmido, as manchas foliares são acompanhados por um mofo branco felpudo que se desenvolve na parte inferior das folhas. Esse clima também contribui para a disseminação da doença e pés de tomate inteiros podem morrer depois de alguns dias de tempo chuvoso.

Oídio

O oídio é uma doença fúngica comum que pode afetar culturas de tomate. Os sintomas começam com o desenvolvimento de manchas verde-claras a amarelas sobre as superfícies superiores das folhas da planta. À medida que a infecção continua, as folhas ficam marrons, murcham e morrem. A folhagem fica coberta de um pó branco. Ele normalmente ocorre em tomates cultivados comercialmente, especialmente aqueles cultivadas em estufas. De acordo com especialistas de jardinagem da "University of Florida IFAS Extension" (Universidade da Flórida, extensão IFAS) , os estados nos EUA mais propensos a desenvolver o oídio são a Carolina do Norte, Califórnia, Nevada e Utah.

Opções de controle

Depois de identificar os fungos que atacam as plantas de tomate, horteiros podem desenvolver um plano para controlar os problemas. Comece por desinfetar todas as ferramentas de jardim, tanto antes quanto depois de trabalhar na horta. Mergulhe as ferramentas em uma solução com uma parte de água sanitária para nove partes de água. Enxague-as. Sempre faça uma higienização depois de trabalhar com plantas doentes antes de mexer em plantas saudáveis. Controle o mofo branco capinando o jardim e retirando plantas infectadas. Para os próximos três anos, plante tomates em outro local para evitar a contaminação do solo. Siga as mesmas práticas para controlar o míldio. Para o oídio, destrua as plantas infectadas e aplique um fungicida aprovado nas plantas saudáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível