×
Loading ...

Fungos em meu kinguio

Atualizado em 21 março, 2017

As doenças fúngicas são uma das principais causas de morte dos kinguios, tanto direta como indiretamente. Os fungos estão presentes em diferentes níveis no aquário, a todo momento, mas a quantidade fúngica presente na água e a situação do sistema imunológico do kinguio é que vai determinar se o peixe será ou não infectado. Felizmente, os fungos são fáceis de se evitar e de se tratar em casos diagnosticados precocemente.

Os fungos são a causa mais comum de morte entre os kinguios (goldfish image by martin schmid from Fotolia.com)

Causas

Os fungos raramente se tornam um problema a seu kinguio se seu aquário estiver bem cuidado. A água suja muitas vezes permite o crescimento de "Saprolégnia" e "Achila", que são os dois dos organismos fúngicos mais comuns em aquários. Os kinguios saudáveis geralmente são fortes o suficiente para se defender dos efeitos desses fungos, no entanto, o peixe cujo a saúde estiver debilitada fica mais suscetível ao crescimento fúngico em seu corpo. Uma vez que se instala no peixe, o fungo usa enzimas para digerir sua carne e se alimenta dela, liberando esporos reprodutivos na água, repetindo assim um ciclo quando não tratado.

Loading...

Sintomas

Os sintomas de uma infecção fúngica em um kinguio são muito aparentes e visíveis, ao contrário de outras doenças. O fungo muitas vezes se apresenta como um crescimento branco e macio no corpo ou nas brânquias do animal, mas pode variar ligeiramente de cor para tons acinzentados. Se não for tratado, ele pode se transformar em um material viscoso que dominará todo o corpo do kinguio. Além dos sintomas desagradáveis​​, o kinguio passa a parecer-se meio letárgico e exibe sintomas adicionais relacionados a outras doenças subjacentes.

Doenças relacionadas

O fungo é muitas vezes associado a outras doenças ou condições. Uma das causas relacionadas mais comuns é uma lesão. Ele começa a crescer perto da ferida e lentamente se espalha pelo corpo. As nadadeiras roídas também podem levar a uma infecção fúngica. Essa doença é causada por bactérias que comem as nadadeiras do peixe, dando ao animal uma aparência de putrefação. O fungo em um aquário sujo pode aproveitar essa oportunidade para infectar o local roído.

Tratamento

Os fungos são fáceis de se tratar em seus estágios iniciais. A maioria das lojas e clinicas veterinárias vendem substâncias fungicidas para o tratamento fúngico, como o metileno azul. Essa substância é adicionada à água em pequenas quantidades para matar os fungos presentes. Os peixes que estiverem com uma infecção muito avançada devem ser isolados e mantidos em água limpa até que estejam totalmente recuperados. Em alguns casos, quando o tratamento não é bem sucedido, o peixe pode adquirir uma outra condição, chamada doença-do-algodão. Esta deve ser tratada com medicações específicas.

Prevenção

A manutenção do aquário é o passo número um para evitar que infecções fúngicas aconteçam. Um aquário limpo não só manterá os níveis de fungos na água no mínimo, como também prevenirá outras condições que talvez contribuam para a proliferação fúngica. Para uma prevenção adequada, o aquário deve ser devidamente limpo uma vez por semana, retirando todos os resíduos presentes na água.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...